Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

INCLUSÃO SEM DISCRIMINAÇÃO

Procuradoria submete peça teatral para avaliação de integrantes do MPMT

por CLÊNIA GORETH

quinta-feira, 02 de dezembro de 2021, 13h36



O projeto “Prevenção começa na escola”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada da Criança e do Adolescente, iniciará 2022 com novos desafios. A proposta é levar para as unidades de ensino de todo o estado reflexões sobre a inclusão sem discriminação de crianças com deficiências no ambiente escolar. Para isso, está sendo criada uma peça teatral a respeito do assunto. Nesta segunda-feira (06), às 14h, a Companhia Vostraz de Teatro fará a primeira apresentação do espetáculo a procuradores e promotores de Justiça para avaliação e eventuais ajustes.

A apresentação ocorrerá de forma híbrida, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. “Todos os procuradores e promotores de Justiça estão convidados a assistir a apresentação. Quem não puder participar de forma presencial, poderá acompanhar pela plataforma Teams. A proposta está aberta para sugestões visando colher a contribuição de todos para o aprimoramento da abordagem da temática”, ressaltou o titular da Procuradoria Especializada da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.

O procurador de Justiça enfatizou a importância da participação dos Centros de Apoio Operacional da Pessoa com Deficiência, Infância e Juventude, Direitos Humanos, Procuradoria Especializada da Cidadania, além dos psicólogos e assistentes sociais que atuam no MPMT.

Segundo ele, a peça teatral surgiu a partir da divulgação do E-book Vozes da Inclusão, coordenado pelo CAO da Pessoa com Deficiência. “Queremos utilizar o teatro para sensibilizar crianças e adultos, visando garantir a toda criança com deficiência, seja ela qual for, a certeza do direito da inclusão escolar, da educação e da dignidade da pessoa humana. É uma forma também de combater a violência, pois não permitir que essas crianças tenham acesso à escola é uma forma grave de violência”.

PREVENÇÃO COMEÇA NA ESCOLA: O projeto, que em 2019 percorreu unidades de ensino de todo o estado com peças teatrais sobre bullying, abuso sexual, entre outras formas de violência, ganhou um novo formato nos últimos dois anos com a produção de vídeos orientativos disponíveis no canal do MPMT no Youtube, em razão da pandemia.


De acordo com o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, os vídeos foram produzidos por meio de uma parceria entre o Ministério Público e a Companhia Vostraz de teatro e disponibilizados às escolas de todo o estado. A iniciativa tem como objetivo estimular o debate e a reflexão na comunidade escolar visando a construção de caminhos e apontamentos referentes aos temas abordados.

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo