Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

RECONHECIMENTO

MPMT recebe Selo de Resolutividade após correição nacional

por ANA LUÍZA ANACHE

quarta-feira, 29 de maio de 2024, 16h54

Ouça:



A 18ª Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público resultou na concessão de cinco certificados e do Selo Resolutividade ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), bem como em uma homenagem ao procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior. As honrarias foram concedidas pelo conselheiro Oswaldo D'Albuquerque, corregedor nacional do Ministério Público.

 

O chefe do MPMT foi homenageado “pelos relevantes serviços prestados ao fomento da doutrina da resolutividade e à defesa do princípio da unidade ministerial”. A instituição recebeu o Selo Resolutividade “por sua atuação proativa e resolutiva na defesa dos direitos fundamentais em prol da sociedade”, conforme demonstrado por ocasião dos trabalhos da correição. E a Corregedoria-Geral do MPMT recebeu Certificado de Reconhecimento “pelos relevantes trabalhos de avaliação e valoração, fundamentais para a construção de um Ministério Público resolutivo e sociotransformador”.

 

“A busca constante pela resolutividade na atuação judicial e extrajudicial do Ministério Público de Mato Grosso tem sido uma marca da nossa gestão, desde o primeiro dia de mandato. Assim como as partes diretamente envolvidas no litígio, a sociedade também deseja maior rapidez e agilidade na solução dos conflitos. Todos os atores do Sistema de Justiça devem colaborar para a duração razoável do processo e para a pacificação”, destacou o procurador-geral Deosdete Cruz Junior.     

 

Além disso, quatro projetos estratégicos institucionais foram agraciados com Certificado de Boa Prática Resolutiva pela “relevância em prol de uma atuação ministerial proativa, com significativos resultados sociotransformadores para a comunidade”. Foram eles: “Cibus - Você tem fome de quê?”, “Programa Vida Plena”, “Prevenção Começa na Escola” e “Satélites Alertas - Combate aos desmatamentos e queimadas ilegais no Estado de Mato Grosso”.

 

“Com o novo Planejamento Estratégico Institucional 2024-2031, o Ministério Público de Mato Grosso segue aprimorando as suas entregas e fomentando a resolutividade, por meio de 14 projetos estruturantes na área finalística e 11 na área meio”, acrescentou a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki. Conheça os novos projetos do MPMT aqui.

 

A correição foi realizada de 19 a 22 de junho de 2023, mediante análise de projetos, ações e boas práticas desenvolvidas pela instituição, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento e o compartilhamento de iniciativas que possam ser replicadas em outros ramos e unidades do MP brasileiro e, consequentemente, promover transformação significativa e eficiente da vida da população por meio da atividade ministerial resolutiva.

 

Foram correicionados 29 projetos do MPMT, em áreas abrangidas pelos temas inseridos no escopo da correição: saúde, educação, meio ambiente, infância e juventude, patrimônio público, violência e vitimização policial, igualdade étnico-racial, segurança alimentar, violência de gênero, defesa da mulher, feminicídio, direitos da população LGBTQIA+, pessoa com deficiência, idoso, consumidor, defesa de outros grupos vulneráveis e direitos das vítimas.

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo