arquivo(s) anexado(s)
CENTROS DE APOIO OPERACIONAL
Subplan promove workshops para elaboração de planos de ação anuais

por ANA LUÍZA ANACHE
quinta-feira, 17 de outubro de 2024, 11h23
Ouça:

A Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Gestão (Subplan) do Ministério Público de Mato Grosso está promovendo uma série de workshops com os Centros de Apoio Operacional (CAOs) visando à construção de planos de ação e de atuação anual das unidades. As oficinas ocorrem em ambiente virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams. A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, explica que a ideia é auxiliar os CAOs a planejarem as atividades, de forma a atender o Ato Administrativo Nº 1.283/2024-PGJ.
A normativa estabelece que “todos os Centros de Apoio Operacional devem elaborar seus respectivos planos de atuação anual, relacionados às atividades e projetos desenvolvidos, que servirão de base para as ações que serão desempenhadas no período de referência, conforme a capacidade operacional e orçamentária e financeira da instituição”. Conforme Hellen Uliam Kuriki, o Ato Administrativo implementou recomendação advinda da Corregedoria Nacional do Ministério Público após correição realizada no MPMT.
“Para auxiliar na composição dos planos, nos workshops abordamos ferramentas e metodologias de gestão aderentes ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) vigente, com especial atenção ao 5W2H, um recurso de gestão e planejamento que ajuda a definir e estruturar projetos, atividades ou planos de ação. Trabalhamos também técnicas de priorização, como a matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), que ajuda a identificar e priorizar problemas e tarefas”, explica a subprocuradora.
Até o momento já foram realizadas duas oficinas. Uma com a Coordenação-geral dos CAOs, em 11 de outubro, e outra com os CAOs da Infância e da Juventude, da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência, Cível e de Defesa do Consumidor, no dia 16 de outubro.
Prazos - De acordo com o Ato Administrativo Nº 1.283/2024-PGJ, os planos de atuação anual deverão ser encaminhados pelos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional ao coordenador-geral até o dia 5 de dezembro de cada ano, referente ao ano subsequente. Após serem consolidados pelo coordenador-geral, serão remetidos à Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Gestão até o fim de dezembro de cada ano.
Foto: FreePik.