Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TAC propõe novo projeto de saúde pública para região do Araguaia

quinta-feira, 26 de abril de 2007, 00h00

Com presença do procurador Geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, promotores, prefeitos e secretários de Saúde do Estado e da região do Araguaia assinaram em (17/04) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de solucionar os problemas verificados nos programas de atenção básica, média e de alta complexidade.

A vinda dos promotores Arnaldo Justino da Silva e Natanael Moltocaro Fiúza de Barra do Garças a Cuiabá foi decidida depois de detectar problemas nos serviços de saúde de responsabilidade do Estado, município e do consórcio intermunicipal (Garças e Araguaia) que necessitavam do apoio da Secretaria de Estado Saúde onde contaram com a ação do procurador geral de Justiça, Paulo Prado, junto ao titular Augustinho Moro.

'A saúde da região teve um período muito crítico em outubro de 2006, com a falta de remédios e equipamentos hospitalares. Além disso, o município estava impossibilitado de fazer cirurgias eletivas e de alta complexidade', disse Arnaldo, coordenador da Promotoria de Barra do Garças. Com assinatura do TAC evita que as cidades do Araguaia mandem pacientes para congestionar o sistema de saúde da Capital.

Prado considerou o acordo histórico para a valorização da saúde daquela população. Desde o início de janeiro os promotores Arnaldo e Natanael mantiveram diálogos com prefeitos, secretários estaduais, subsecretários municipais de saúde e técnicos juntamente com o próprio procurador geral de Justiça com o objetivo de levantar um diagnóstico verdadeiro das questões que envolvem direito da saúde e vida das pessoas que habitam aquela região.

A assinatura do documento contou também com a presença de prefeitos de Novo São Joaquim, Ponte Branca, Torixoréu, Pontal do Araguaia e secretários de Saúde de General Carneiro e Barra do Garças.

Assessoria de Imprensa do MPE

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146 /// 9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo