Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Programa rearborizando Cuiabá será lançado nesta sexta-feira (25)

quinta-feira, 24 de maio de 2007, 00h00

Na tentativa de melhorar a arborização da Capital será lançado o Programa Rearborizando Cuiabá nesta sexta-feira, 25, às 10 horas, na rotatória da Avenida Miguel Sutil, na entrada do Centro de Eventos do Pantanal.'A prioridade será o plantio de plantas nativas' , destacou o promotor de Justiça Gerson Barbosa da 20º Promotoria de Justiça de meio ambiente.

Ele mostrou um dos pontos principais do trabalho onde destaca os inúmeros benefícios das árvores. 'Elas auxiliam na redução da poluição atmosférica e sonora e reduzem a velocidade dos ventos. Proporcionam refúgio e alimento para os animais da fauna urbana'.

Com o slogan 'unidos para manter o título de cidade verde', o programa visa melhorar a qualidade de vida e desenvolver consciência ambiental. E reune numa grande parceria o Ministério Público do Estado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolvimento urbano, horto florestal, Juvam - Juizado Volante Ambiental, Rede Cemat, Comdema, Secretaria Municipal de Infra-Estrutura – Seminfe e Universidade Federal de Mato Grosso.

Para Alexandre Corbelino, conciliador do Juvam (Juizado Volatne Ambiental) esse programa tem uma importância maior que é a disseminação do comportamento coletivo para a preocupação com a arborização da cidade que traz benefício para toda a sociedade e proporciona melhoria da qualidade de vida de cada cidadão. E trazer também a público esclarecimento dos dispositivos legais que protegem a arborização urbana e as conseqüências daqueles que destroem as árvores, a responsabilidade penal, civil e administrativa.

Já Éden Capistrano, secretário do meio ambiente e desenvolvimento da cidade de Cuiabá também entende como importante a participação do Ministério Público na questão ambiental do município como um todo. Nós como munícipes temos muito o que agradecer e ser parceiro. Esse momento é importante entre o Ministério Público e a Prefeitura de Cuiabá. Então nós parabenizamos o MP por essa iniciativa em especial. Somos parceiros estamos colocando todo nosso pessoal disponível para desenvolver projeto tanto da parte da secretaria como infra-estrutura na questão de parques e jardins, horto florestal de forma que vamos trabalhar voltado principalmente para educação ambiental. Não basta somente o plantio é preciso uma conscientização da população no sentido de preservar aquilo que foi plantado.

José Adriano Mendes e Silva, superintendente de engenharia da Cemat, aspecto bastante positivo desse programa de rearborização da cidade de Cuiabá é uma forma de dar uma resposta positiva sobre essas questões ambientais, a preservação do meio ambiente para futuras gerações e a melhoria de qualidade de vida para todos nós.

A Cemat está preocupada também com essas questões estamos participando desse projeto e com certeza iremos participar de outras atividades no sentido de contribuir com educação ambiental.

Assessoria de Imprensa

Cecilia Gonçalves

(65)3613 5146//9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo