MPE e parceiros lançam projeto rearborizando Cuiabá
sexta-feira, 25 de maio de 2007, 00h00
O procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, o promotor de Justiça, Gerson Barbosa, titular da 20ª Promotoria de meio ambiente, entre outros membros do Ministério Público do Estado participaram do lançamento do projeto 'Rearborizando Cuiabá' que prevê o plantio de 1.900 árvores nativas nas avenidas Miguel Sutil e Dante de Oliveira. Na oportunidade foram plantadas as primeiras 50 mudas no contorno de entrada do Centro de Eventos do Pantanal.
Participaram também da cerimônia o corregedor geral adjunto do Ministério Público, procurador Vivaldino Ferreira de Oliveira, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do MP, procuradora Naume Denise Nunes Rocha Muller e o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP, procurador João Batista de Almeida.
O professor Dalci de Oliveira, representante da UFMT disse que a arborização é fundamental na manutenção da biodiversidade, para a vida animal, melhorar o clima, a poluição, estética da cidade e a qualidade da vida das pessoas.
Gerson Barbosa observou que Cuiabá estava perdendo muitas áreas verdes, então foi feito esse projeto revertendo as penalidades requeridas pelas três promotorias de Justiça de meio ambiente – incluindo a dos colegas Ana Luiza Pertelini de Souza e Domingos Sávio de Barros Arruda em rearborização que significará melhoria da qualidade de vida da população e da autoestima.
Por intermédio de composição de danos e aplicação imedidata de pena restritiva de direito em audiências com infratores ambientais. Dessa forma já tem material (adubos, grades de proteção, terra preta, estacas e barbante) suficiente para plantar toda extensão da Avenida Miguel Sutil.
Prado destacou a importância dos parceiros que desenvolveram o projeto, visto que no folder há todas as informações técnicas sobre os benefícios da arborização urbana, como plantar de forma correta, cuidados e manutenção, bem como legislação sobre a arborização e poda urbanas. E aproveitou para divulgar a campanha que o MP vai lançar contra as queimadas reunindo parceiros das esferas pública e privada.'O objetivo é melhorar a qualidade de vida de todos nós', disse Prado.
'Hoje é um dia amplamente feliz', ressaltou o juiz José Zuquim Nogueira, do Juizado Volante Ambiental. 'Tudo que está sendo feito é pela melhoria da vida da sociedade', pontuou Zuquim.
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos destacou a atuação do Ministério Público por partir também para a prática, com parcerias visando tornar a Capital mais verde e com melhor qualidade de vida de todos.
A iniciativa conta com as seguintes parcerias: MPE, Rede Cemat, UFMT, Juvam, Condemi Cuiabá, Prefeitura de Cuiaba, Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Assessoria de Imprensa
Cecília Gonçalves
(65) 3613 5146////9983 5935