Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PGJ inaugura sede das Promotorias de Justiça de Nova Mutum

quarta-feira, 06 de junho de 2007, 00h00

O procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado e o prefeito municipal de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta inauguram o edifício-sede das Promotorias de Justiça da Comarca hoje,  6 de junho, às 17 horas.

O valor global da obra é de R$ 295.797,10, sendo R$ 140 mil resultante de convênio com a prefeitura. A Mutum Agropecuária S/A doou 2 mil metros quadrados, dos quais 281,56 m³ é área construída.

O prédio da Promotoria de Justiça abrigará salas de espera, recepção para o público, três gabinetes de promotores com sanitários, sala de administração, uma sala de reunião, três salas de apoio (estagiários/analistas jurídicos), três sanitários públicos com um adaptado para pessoas com necessidades especiais, copa, depósito de material, estacionamento, garagem e jardim.

História do município

Antes de ser colonizada a região era conhecida como "Irmandade" e pertencia a Jorge Rachid Jaudy. Em 1966 um grupo de empresários paulistas capitaneados por José Aparecido Ribeiro, adquiriu uma extensa área de terras, de aproximadamente 169 mil hectares no município de Diamantino, constituindo a Mutum Agropecuária S/A. Conseguiram a aprovação junto a SUDAM do projeto de pecuária em área de 120 mil hectares, sendo 54 mil hectares de pastagens e 60 mil hectares para reservas florestais, restando 56 mil hectares para futuras ampliações. O projeto de pecuária consistia em cria, recria e engorda de bovinos, divididos em dois grandes núcleos: Arinos e Mutum. O projeto foi implantado definitivamente em 1981.

Em novembro de 1981 foi criado pela Lei nº 4.408 o Distrito de Nova Mutum pertencente ao município de Diamantino, sendo escolhido o sub-prefeito na pessoa de Jair Arruda. Em 1984 foi instalado o primeiro posto telefônico. No dia 08 de junho de 1986 foram efetuadas diversas inaugurações. Exatoria, Posto de Correios e Telégrafos, Posto de Saúde Municipal, Pré-Escola Municipal e quadra de esportes ( ao lado da prefeitura).

Em 1988 foi realizado um plebiscito com a inclusão de São Manuel e Gleba Ranchão, ocorrendo a emancipação política de Nova Mutum, pelo Decreto Legislativo nº 2678. O município foi oficialmente criado em 04 de julho de 1988 através da Lei nº 5321 de autoria do deputado estadual Hermes de Abreu e sancionada pelo governador Carlos Bezerra. A lei assim reza:

Artigo 1º - Fica criado o Município de Nova Mutum, com área desmembrada dos municípios de Nobres e Diamantino.

Artigo 2º - O Município ora criado constituído de um só distrito, o da sede.

A instalação solene do Município deu-se no dia 01 de janeiro de 1989.(Dados do município: site amm).

Assessoria de Imprensa

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146///9983 5935

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo