Idosos realizarão marcha contra violência
quinta-feira, 12 de julho de 2007, 00h00
Idosos e integrantes de várias entidades organizam caminhada para o dia mundial de combate à violência contra idosos no próximo dia 15 de julho, às 7horas da manhã , partindo da Praça Alencastro até Colégio São Goncalo, em Cuiabá. O objetivo é difundir posturas de sensibilização contra a violência (física e psicológica) que vem registrando índice considerado alto.O evento conta com atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso por meio da Promotoria de Interesses Difusos e Coletivos e Cidadania juntamente com o Conselho Municipal do Idoso.
Em reunião no último dia 20 de junho com o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, eles disseram que o índice de violência contra homens e mulheres da terceira idade ainda é altíssimo e o trânsito é um dos setores que mais desrespeitam. 'Dificultam acomodação, xingam e empurram os passageiros idosos sobre os demais, bem no estilo sardinha em lata', relatam. Observam que é freqüente os jovens tomarem os assentos que lhes são destinados por lei e reivindicam cartões gratuitos para que possam ficar melhor acomodados. Aproveitaram para denunciar que a polêmica gratuidade nos transportes intermunicipais não funciona e argumentação é de inconstitucionalidade da lei.
Para eles, o processo de sensibilização deve ser intensificado, tendo em vista que dados do IBGE confirmam tendência de aumento da longevidade da população brasileira. 'É importante colocar pisos e iluminação adaptados para os idosos. Por exemplo, Piso antiderrapante para evitar quedas e outros cuidados', alertou o presidente Luis Roberto da Costa Pinto do sindicato dos aposentados.
Participaram da reunião: Secretaria Municipal de Assistência Social. Probus Clube Rotary Cuiabá , SMTU, OAB, AL, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Conselho Municipal do Idoso, Sindicato dos Pensionistas e Aposentados, Gabinete da vice-prefeita, Secretaria de Esporte e Lazer, Pastoral, Secretaria Municipal de Cultura, Agência Municipal de Habitação, entre outros.
Assessoria de Imprensa do MPE