Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Prado participa do lançamento do plano de governo para 20 anos

segunda-feira, 23 de julho de 2007, 00h00

O procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado participou na manhã desta segunda-feira (23) da apresentação do Plano de Desenvolvimento do Estado MT + 20 e da posse dos membros do Conselho de Acompanhamento e Avaliação do Plano feita pelo governador Blairo Maggi. Os recursos para concretização das ações virão do Orçamento Geral da União, do Estado, emendas, convênios federais, entre outras fontes.

É a definição do que o Estado vai fazer até o ano de 2026. O secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, informou que o trabalho foi desenvolvido em um ano e meio por técnicos dos núcleos de planejamento de todos os órgãos governamentais do Estado que realizaram 16 audiências públicas nas diferentes regiões de Mato Grosso. Para Yênes, o MT+20 é um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, sendo desenvolvido em três etapas; a primeira no período de 2008 a 2011, a segunda de 2012 a 2015 e a última de 2015 a 2026. Somente nesta primeira etapa, 55 programas governamentais já estão em execução

Dessa forma Blairo Maggi avalia que o esforço valerá a pena, visto que resultará em "eficiência e eficácia dos gastos público". O grupo se reunirá uma vez por ano para fazer o diagnóstico do desenvolvimento Estado de Mato Grosso.

O MT + 20 está sendo disponibilizado em 12 cadernos, cada um deles destacando uma região geográfica do Estado, com diagnósticos e metas nas áreas de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Segurança pública, entre outras e oferece dados precisos do que a população mato-grossense espera para os próximos anos. Assim, Mato Grosso é o sexto estado brasileiro a elaborar um planejamento a longo prazo e o primeiro a possuir seu zoneamento sócio-ecológico.

Para Paulo Prado esse planejamento estratégico resultará em mais investimentos para setores vitais como as áreas da infância e juventude, patrimônio público. meio ambiente independente de quem estiver no Poder.

Assessoria de Imprensa do MPE

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146///983 5935

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo