Lançada festa do jubileu de ouro da Faculdade de Direito da UFMT
terça-feira, 07 de agosto de 2007, 00h00
O procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, participou na manhã desta terça-feira (07) do lançamento dos festejos dos 50º anos de existência da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso. Ex-aluno e filho de professor da faculdade, Paulo Prado falou da importância da instituição de ensino para várias gerações de advogados, promotores de Justiça, juízes, defensores públicos e tantos outros profissionais que trabalham por uma sociedade mais justa.
'A Faculdade de Direito foi e continua sendo o grande instrumento de transformação social e discussão dos mais relevantes temas do povo', disse Prado, destacando a importância do ensino público. Lembrou que apesar das crises financeiras, a instituição de ensino tem conquistado notas máximas nas avaliações do MEC e OAB. Foi o primeiro estabelecimento de ensino superior do Estado de Mato Grosso e juntamente com o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC), deu origem à UFMT.
O presidente da Comissão Organizadora dos Festejos, professor e procurador de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe saudou os presentes ressaltando a contribuição social, não só da escola como também de todos os cursos superiores da instituição. 'Estamos vivendo um grande momento histórico, uma luta dos fundadores e daqueles que se doaram e se doam por um ensino de qualidade', disse Scaloppe. E informou que em breve serão agraciados com a inauguração das novas instalações do curso.
'É uma construção para se fazer Justiça a uma universidade que fez e faz história', pontuou o vice-reitor Elias Alves de Andrade, representando o reitor Paulo Speller.
O ex-aluno e professor Attílio Ourives lembrou que a instituição passou por várias crises financeiras e políticas, entre elas, a revolução dos anos 60, mas resistiu, sobreviveu com a missão de formar cidadãos comprometidos com a transformação social.
O diretor da Faculdade em exercício Marcos Prado lembrou que a escola sempre se pautou pela inserção de profissionais em áreas relevantes da sociedade. Para comemorar o jubileu de ouro, a UFMT elaborou extensa programação envolvendo essas instituições e que deverá reunir alunos e ex-alunos. As atividades começarão em 10 de setembro e se estenderão até 9 de outubro. Estão previstos um evento temático comemorativo, a inauguração do prédio com as novas instalações da Faculdade, o I Congresso Internacional de Direito Agroambiental, o I Encontro Nacional de Prática Jurídica Ambiental e uma solenidade comemorativa na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
Assessoria de Imprensa da MPE
Cecília Gonçalves
(65) 3613 5146///9983 5935