Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Conscientização sobre riscos das queimadas segue pelo interior

terça-feira, 14 de agosto de 2007, 00h00

Os esforços para conter as queimadas continuam no interior do Estado. Na quinta-feira (9), o promotor de Justiça Gerson Barbosa, da Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá e Coordenador da Área Ambiental do CAOP – Centro de Apoio Operacional – do MP/MT, apresentou numa audiência pública em Poconé (104,1 km de Cuiabá) o quadro preocupante provocado pelos focos de calor. Mostrou dados dos três últimos anos (2005/07), que colocam Mato Grosso como um dos campeões de fogo. As imagens de satélite do INPE chamam atenção para queimadas detectadas em todo o Pantanal Mato-grossense.

Os dados foram sobrepostos nas propriedades rurais cadastradas na base de dados da Sema, constando as propriedade rurais que registraram queimadas em Poconé.

A explanação sobre os efeitos nocivos do fogo na fauna, flora e vida humana foi feita pela bióloga Vera Lúcia Monteiro dos Santos Guarim, do Departamento de Biociências da UFMT. Ela apresentou um filme e esclarecimentos sobre as conseqüências dos focos de calor no meio ambiente.

De outro modo, a sensibilização no combate às queimadas está sendo incentivada em Poconé por meio do promotor de Justiça, Rinaldo Ribeiro de Almeida, com a promoção de um concurso de redação sobre o tema: queimadas. Podem participar com desenhos estudantes do pré-escolar a 1ª série do ensino fundamental, e com redação os alunos da 2ª série do fundamental até as turmas do ensino médio. Os ganhadores serão contemplados com cursos e aparelhos eletrônicos.

No Estado, desde 22 de junho último, o Ministério Público vem realizando uma forte campanha de conscientização para combater as queimadas, que têm provocado sérios danos tanto à natureza como aos seres humanos.

Além disso, os membros da instituição vêm fazendo palestras, audiências públicas, pedágios e mobilizações em vias públicas, reforçando o compromisso de todos com a importância de um meio ambiente de qualidade.

Ao final da audiência pública, em que foram colhidas críticas e sugestões dos participantes, o promotor de Justiça de Poconé, Rinaldo Ribeiro de Almeida, solicitou do coordenador da Área Ambiental do CAOP, Gerson Barbosa, apoio para elaborar um modelo de notificação a todos os proprietários rurais de Poconé.

imprensa@mp.mt.gov.br

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146//// 9983 5935

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo