Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Membro do MPE/RJ frisa que corrupção adora as alturas

sexta-feira, 31 de agosto de 2007, 00h00

Se alastra tanto no meio social que muitas pessoas até consideram normal

Em continuidade ao seminário 'Aspectos Atuais do Combate à Corrupção', promovido pelo Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do MPE ( CEAF), Emerson Garcia, promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro, fez sérias reflexões sobre os tentáculos da corrupção, que depenam a administração pública e o Estado como um todo. Lembrou que o velho hábito de levar vantagem em tudo é tão antigo quanto o homem. Para piorar, o STF não tem a mínima condições de instruir os processos de pessoas que têm foro privilegiado. 'Isso tem de ser revisto. Seria importante pulverizar esses processos para os órgãos inferiores', disse Emerson, entendendo que é preciso rever diversos mecanismos.

Por exemplo, o ato de abrir contas no exterior sem o cliente aparecer, investimentos em paraísos fiscais, usos de 'laranjas', títulos ao portador e até obras de artes como garantias bancárias. Ressaltou que essas e outras facilidades são utilizadas para desequilibrar a balança interna brasileira. O prejuízo é incalculável para os cofres públicos.

Para o membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro um avanço que ajudaria muito a investigação seria um sistema para identificar enriquecimento ilícito reunindo desde registros de imóveis, títulos, documentos públicos, Detran, juntas comerciais entre outros.

Nesta sexta-feira (31) à tarde é a vez da imprensa interagir com o jornalista Roberto Cosso, do Estado de São Paulo. O condutor do debate é o jornalista Marcos Lemos (MT). A palestra tem início às 14h45.

imprensa@mp.mt.gov.br

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146 ///9983 5935

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo