Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Jurado voluntário incentiva o exercício da cidadania

segunda-feira, 15 de outubro de 2007, 00h00

A exemplo da campanha mesário solidário desenvolvida pela Justiça Eleitoral no último pleito, uma parceria reunindo o Ministério Público de Primavera do Leste, Vara Criminal e Defensoria Pública incentiva o 'jurado voluntário'. O objetivo é aumentar a participação de cidadãos nas sessões do Tribunal do Júri a partir do próximo ano.

Além da composição da lista de jurados com mais facilidade, o promotor de Justiça da comarca, Rodrigo Barbosa de Abreu, entende que esse trabalho em conjunto com os poderes certamente resolverá os constantes problemas oriundos da difícil localização dos inscritos. 'Vai reduzir o índice de falta às sessões do júri', aposta Rodrigo, acrescentando que isso resultará em celeridade nos julgamentos.

Nas sessões, são julgados réus que cometeram crimes dolosos contra a vida. Os próximos julgamentos ocorrerão em março, junho e setembro de 2008.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Promotoria de Justiça, Rua Blumenau, n.º 281, Centro , Defensoria Pública - Ed. Poupa Tempo - Av. Cuiabá, n.º 653, Centro, no Cartório Criminal de Primavera do Leste Fórum - Rua Benjamin Cerutti, n.º 252, bairro Castelândia.

Podem participar os maiores de 21 anos que não possuem antecedentes criminais. Pessoas interessadas em exercitar a cidadania, por meio da prestação de relevante serviço para a Justiça. As ausências de trabalhadores nos dias de júri são justificadas aos empregadores via certificado.

imprensa@mp.mt.gov.br

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146///9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo