Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Povo se engaja na luta pelo fim da violência contra as mulheres

segunda-feira, 26 de novembro de 2007, 00h00

Com presença dos cidadãos, autoridades e operadores do direito, foi iniciada neste domingo (25/11) a campanha '16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres' das 14h às 19 horas no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT). A abertura da campanha contou com relatos históricos de especialistas da área, apresentações artísticas e culturais dos Projetos Ciranda, Siminina e Peti, da Prefeitura Municipal, além da arte regional com show dos humoristas Nico e Lau. A programação dos '16 dias de Ativismo' está sendo organizado pela juíza Amini Haddad Campos, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá.

Para a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues Corrêa, que atua nas varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a luta é pela estruturação da família. "A Lei Maria da Penha não prega o fim da família, mas o início do respeito, da igualdade e do amor", frisou a promotora.

Na próxima quinta feira, dia 29, às 19 horas, haverá audiência pública sobre o tema na Assembléia Legislativa. A participação da sociedade é imprescindível para conscientização das pessoas sobre a importância da Lei Maria da Penha. Em Cuiabá, de janeiro a novembro, pelo menos 165 mulheres foram assistidas no Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Dados assustadores, praticamente 15 atendimento por mês e aproximadamente 50% são adolescentes de 12 a 18 anos que estão numa faixa etária mais vulnerável. O mais estarrecedor é que a maioria delas é violentada no caminho de casa para a escola ou do trabalho, as demais são iniciadas sexualmente pelo próprio pai, padrasto ou um parente próximo. Como se não bastasse, geralmente ficam grávida e sofrem a pior das dores: a indiferença da mãe.

Ao ar livre, o domingo no parque ecoou palavras, música e poesia, em busca de novos adeptos para a luta pelos direitos da mulher.

imprensa@mp.mt.gov.br

Cecília Gonçalves

(65) 3613 51///9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo