Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Projeto 'Questão de Gênero' é lançado em Cuiabá

sexta-feira, 03 de abril de 2009, 00h00

O projeto foi lançado na noite desta quinta-feira, 2 de abril, no auditório do Liceu Cuiabano, com presença de membros do Ministério Público do Estado, Poderes :Judiciário, executivo e legislativo, Câmara Federal, Defensoria Pública, delegados, psicólogos, assistentes sociais, professores, estudantes e sociedade civil.

A coordenadora do projeto 'Questão de Gênero', promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues Corrêa explicou que a iniciativa foi idealizada para melhor atuação no combate à violência doméstica de forma preventiva, porque nas Promotorias especializadas a atuação é na forma repressiva. 'A ideia do Ministério Público é buscar prevenir que tais crimes ocorram em tão expressiva quantidade e o caminho para este ideal passa necessariamente pela educação , na tentativa de se modificar a forma machista e preconceituosa com que as mulheres ainda são tratadas, motivo pelo qual levaremos novos conceitos e informações para todas as escolas e universidades públicas e privadas de Cuiabá no biênio 2009/2010'.

Na abertura, a coordenadora agradeceu o apoio incondicional do procurador-geral de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, que encerra o segundo biênio de gestão neste dia 7 de abril, descrevendo-o como ' o melhor chefe institucional de todos os tempos e sob qualquer aspecto '. Na sequência, a coordenadora, acompanhada das promotoras Elisamara Sigles Vodonós Portela e Salete Maria Búfalo Poderoso, que também executam o projeto, fizeram a palestra oficial de estreia, explanando sobre os gêneros masculino e feminino, suas grandes diferenças e a igualdade de direitos, tal como acerca das consequências da discriminação de gênero, cuja face mais perversa é justamente a violência doméstica e familiar contra a mulher, discorrendo ainda sobre homens, estereótipos e mitos ultrapassados do machismo; as mulheres e os preconceitos que lhes foram impostos; por que o combate à violência doméstica e familiar é importante?; ciúme, o grande responsável pelas piores tragédias; a violência doméstica presente em todas as classes sociais e os aspectos mais relevantes sobre a lei Maria da Penha, dentre outras abordagens, feitas com imagens fortes da criminalidade contra mulheres, para fins de conscientizar a todos da gravidade da questão.

O projeto será realizado em forma de palestras com atuação de três promotoras de Justiça: Lindinalva Correa, Elisamara Portela e Salete Poderoso, servidores e psicólogas, que irão duas vezes por mês no período noturno em locais pré-agendados onde vão orientar, ouvir, e encaminhar os que desejarem tratamento psicológico.

No tocante ao tratamento psicológico dos alunos interessados, o projeto irá encaminhá-los para a rede de apoio e atendimento mantidos pelos órgãos públicos, tais como o 'Revive' mantida pelo município. Já nas varas especializadas, o tratamento é feito pelo Poder Judiciário por meio de equipe multidisciplinar, ou através de encaminhamentos também para a rede de apoio disponível.

O projeto 'Questão de Gênero' é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e das Promotorias Especializadas no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá – MT. Patrocinado inicialmente pela Assembléia Legislativa; Sala da Mulher; Governo do Estado de Mato Grosso; Setecs; Sinfra; Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP); Unimed Cuiabá e Pró Unim; Fundação Escola Superior do Ministério Público; Irmãos Rodrigues Terraplenagem e Construções Ltda e Fecomércio. Contando ainda com o apoio da Associação Nacional de Magistradas, International Association of Women Judges e AMAM.

Ante a amplitude do projeto, que pretende chegar a todos os alunos da rede pública e privada do período noturno, de Cuiabá, nos próximos dois anos, a coordenação espera contar com a colaboração de mais empresas , indústrias e demais instituições, a fim de facultar a entrega aos estudantes, de pelo menos uma cartilha detalhada sobre as formas de violência doméstica e as maneiras de denunciá-las e evitá-las.

Os interessados em colaborar devem manter contato com os servidores: Yasmin Volpi Saber e Wanderley da Silva Neves, no horário das 9 horas às 18 horas, de segunda a sexta, através dos telefones (65) 3644 1535, 3644 1160 e 3648 6033, podendo-se também agendar uma visita com a coordenadora para maiores elucidações sobre o projeto.

imprensa@mp.mt.gov.br

(65) 3613 5146 // 8435 5910

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo