Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Estado adquire máquina de hemodiálise infantil após intervenção do Ministério Público

sexta-feira, 29 de maio de 2009, 00h00

Após ter sido acionado pela Justiça, em resposta a uma liminar concedida à 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Cuiabá em ação civil pública proposta com o objetivo de garantir o tratamento de hemodiálise a uma criança de 11 meses, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso declarou, em audiência realizada nesta sexta-feira (29/05), que abriu licitação para aquisição de uma máquina de hemodiálise infantil.

Além da criança citada na ação proposta pelo Ministério Público, que necessita de atendimento urgente, outros pacientes infantis também serão beneficiadas com o mesmo tratamento. Mato Grosso será o quarto Estado da Federação a possuir a referida máquina. O equipamento deve chegar em Cuiabá nos próximos 60 dias.

Durante a audiência,  o promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira  propôs á juíza Sinii Savana Bosse Figueiredo a extensão da liminar, autorizando o Estado a adquirir os kits necessários para o funcionamento da máquina sem licitação, até que se tornem rotinas no hospital de atendimento. A intenção é garantir que a máquina de hemodiálise pediátrica comece a funcionar o mais rápido possível.

A paciente citada na ação do MP está internada na UTI neonatal do Hospital Jardim Cuiabá desde o dia 02 de março, com diagnóstico de insuficiência renal causada por doença congênita dos rins. Ela já foi submetida à retirada de um dos rins e tão logo se recupere da cirurgia, terá que ser submetida a um segundo procedimento para a retirada de outro rim.

“A máquina de hemodiálise infantil será instalada no Hospital Geral Universitário, que é credenciado ao Sistema Único de Saúde. No entanto, se houver a necessidade de tratamento em outros hospitais, a transferência do equipamento poderá ser viabilizada”, informou o promotor de Justiça, José Antônio Borges.

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo