Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Servidores do MPE são capacitados sobre reforma ortográfica

terça-feira, 02 de junho de 2009, 00h00

Entre os dias 2 a 4 de junho, servidores do Ministério Público Estadual (MPE) participam do curso ‘Reforma Ortográfica’, com o objetivo de conhecer as modificações ocorridas recentemente na Língua Portuguesa. O treinamento é ministrado pela coordenadora da Escola do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e professora de português, Janis Eyer Nakahati. Ao todo, são 177 funcionários de Cuiabá e Várzea Grande.

“O curso faz parte da política de qualificação dos servidores, que visa ampliar os conhecimentos do nosso quadro funcional em áreas específicas”, ressalta o procurador-geral do MPE, Marcelo Ferra.

De acordo com a supervisora administrativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPE, Sílvia Cristina Garbim Pinto, os cursos são promovidos em função da demanda. “Com as mudanças ocorridas na língua portuguesa, obtivemos muitas solicitações para a realização desse treinamento”, explica ela.

Além do Brasil e Portugal, a unificação do idioma deu-se também em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Para a professora, a unificação é importante para o idioma continuar existindo. “A penúltima reforma foi realizada em 1971 e, agora, desaparecem praticamente todos os acentos diferenciais É preciso falarmos a mesma língua e, para isso, as mudanças são necessárias”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo