Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente passa a integrar calendário oficial do MP

segunda-feira, 08 de junho de 2009, 00h00

A partir do próximo ano, o evento promovido pela Comissão de Gestão Ambiental “MP Sustentável”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, fará parte do calendário oficial do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Os recursos para sua realização serão previstos no Plano de Trabalho Anual da Procuradoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente.

A intenção, segundo o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, é fortalecer o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Gestão Ambiental, na Procuradoria Geral de Justiça.
 
 “Nós que temos a atribuição de atuar na defesa do meio ambiente, não poderíamos deixar de cumprir o dever de casa. Tenho percebido que as mudanças de comportamento têm acontecido naturalmente. E isso, graças ao empenho e ao estímulo da equipe para a adoção de atitudes e procedimentos que impliquem no uso racional de materiais de consumo diário e recursos naturais”, destacou Carvalho, durante a abertura do III Evento em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado na sexta-feira (05/06).

Ele lembrou que a adoção de práticas e rotinas ambientalmente sustentáveis no âmbito institucional serve de exemplo para a comunidade em geral, além de influenciar a mudança de comportamento visando à preservação do planeta.

De acordo com a presidente da comissão, promotora de Justiça Ana Luíza Alves Peterlini Souza, desde que foi instituída, a Comissão de Gestão Ambiental “MP Sustentável” já realizou várias ações. Como exemplo, ela citou a edição e publicação da cartilha ambiental, implantação da coleta seletiva por meio de lixeiras temáticas, distribuição de canecas e de caixas de papelão para descarte de papéis usados, utilização de papa-pilhas, reciclagem de cartuchos, padronização de descanso de tela dos computadores e campanha de conscientização para o uso racional da água e da energia.

No ano passado, os integrantes da comissão recolheram e entregaram mais de uma tonelada de papel usado à Cooperativa de Catadores para reciclagem. Este ano, a comissão pretende implementar outras ações, entre elas, a padronização do modelo de documentos, licitação sustentável, realização de diagnóstico de resultados e interiorização do MP Sustentável.

“Hoje o nosso maior desafio é conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, o chamando desenvolvimento sustentável. Pode não parecer, mas ações rotineiras interferem sim neste processo e acabam influenciando o meio ambiente”, destacou a promotora de Justiça.

A sugestão é para que todos sejam parceiros na preservação ambiental, adotando ações sustentáveis nas rotinas diárias de trabalho.


Veja também:

Procuradoria Especializada do Meio Ambiente impulsiona trabalho institucional

Coral “Dó Ré Mi Kids” é atração em evento ambiental

Transformando papel usado em novo
 
Sugestões de atitudes e procedimentos capazes de otimizar o consumo de recursos naturais

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo