Comissão de Gestão Ambiental do MP doa cerca de 2,5 mil quilos de materiais recicláveis para cooperativa
quinta-feira, 25 de junho de 2009, 00h00
A Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público do Estado de Mato Grosso fez mais uma entrega de materiais recicláveis para cooperativas de catadores. Desta vez, a beneficiada com cerca de 2,5 mil quilos foi a Coopermar. O material foi coletado por meio de caixas de papel distribuídas nos prédios do edifício sede das Promotorias de Justiça e da Procuradoria Geral de Justiça.
Além de papéis, foram entregues caixas, pastas de papelão inutilizáveis e cartuchos de impressoras não recarregáveis. A iniciativa contribuiu para a redução do impacto da rotina de trabalho do Ministério Público ao meio ambiente e para estímulo ao trabalho da cooperativa de reciclagem.
A Coopermar funciona em Cuiabá desde 1994. São 139 catadores cooperados, que trabalham com diversos tipos de materiais para reciclagem, como latas de alumínio, baterias, papel (branco, jornal e papelão), garrafas pet, sucatas de plástico e embalagens tetra park. A cooperativa conta com a colaboração de diversos órgãos públicos.
A Comissão de Gestão Ambiental do MP pretende intensificar o trabalho que já vem sendo realizado para estimular a separação de material inutilizável nas lixeiras coloridas e a redução do consumo de materiais de expediente, principalmente o papel. Os servidores também serão orientados a trazerem materiais inutilizáveis de casa, como jornal, papel, plástico, pilhas, para que sejam encaminhados para reciclagem.