Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Doação promovida pelo MPMT contribui para estruturação do Proerd

por CLÊNIA GORETH

terça-feira, 19 de novembro de 2019, 17h03

Quinze instalações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), executado pela Polícia Militar de Mato Grosso, deverão ser contempladas com a doação de móveis e computadores realizadas nesta terça-feira (19) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Ao todo, foram destinados ao programa 109 itens, entre cadeiras, armários, nobreak, monitores e microcomputadores que foram substituídos após a renovação de materiais permanentes.

Assinaram o Termo de Doação, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira; a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Eunice Helena Rodrigues de Barros; o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos; o comandante-geral adjunto da PM, Dewilson Sebastião Maia da Cruz; e o coordenador estadual do Proerd, Ten. Cel. PM, Darwin Salgado Germano.

Durante o ato, o procurador-geral de Justiça falou sobre a satisfação de contribuir com o Proerd. “Esse programa é extremamente importante para prevenção às drogas entre crianças e adolescentes. É um modelo reconhecido e poder contribuir com a sua estruturação é gratificante”, afirmou.

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, também enfatizou a importância da parceria. “Essa sensibilidade do Ministério Público, na pessoa do procurador-geral de Justiça, ao efetuar a doação ao Proerd é muito bem-vinda. O Proerd é um programa que dissemina a cultura do não uso de drogas em escolas da rede pública e privada em todo o Estado”, destacou.

FORMATURA PROERD -  Nesta quarta-feira (20), será realizada a formatura de 7.650 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela PM, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e prefeituras municipais. A solenidade ocorre a partir das 16 horas, no Setor Oeste da Arena Pantanal.

Na ocasião, serão celebrados os 19 anos do Programa que contempla alunos de Cuiabá e Várzea Grande que participaram do programa durante o ano e estão matriculados na rede pública (estadual e municipal) e privada de ensino. São esperadas cerca de 15 mil pessoas entre estudantes, familiares e professores.

De acordo com o coordenador estadual do Proerd, o tenente-coronel Darwin Salgado Germano, 61 municípios do Estado desenvolvem o programa. Em Mato Grosso, serão 28.800 formandos em 2019. Em 19 anos de existência, já foram mais de quatro milhões de atendimentos e 342 mil alunos formados.

Darwin explica que o reflexo do trabalho é a eficiência de 98% de aproveitamento. “Os nossos alunos dificilmente irão se envolver com algum tipo de droga. O programa é a maior ação contínua de prevenção às drogas e violência realizada em todo estado e graças aos parceiros, famílias, professores e diretores das escolas”, destaca ele.

METODOLOGIA: As crianças e adolescentes tiveram aulas teóricas e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e em situações como bullying e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.

O material didático de apoio destaca noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas, consequências do uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida. (Com Assessoria PMMT)

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo