MPTO. Em inspeção anual, MPTO avalia condições de instituições de longa permanência para idosos em Palmas
terça-feira, 10 de dezembro de 2024, 17h00

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Palmas passaram por inspeções realizadas pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), com o objetivo de garantir o cumprimento de normas e a proteção dos direitos fundamentais dos idosos. As visitas ocorreram na última quinta e sexta-feira, 05 e 06, e foram comandadas pelo Promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Palmas.
As inspeções anuais fazem parte de uma estratégia contínua de monitoramento e fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa realizada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Caoccid) do MPTO.
Inspeção
Na ação, realizada em parceria com órgãos, como a Vigilância Sanitária, Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas), Conselhos Municipal e Estadual da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal da Saúde, foram inspecionadas quatro instituições.
Durante as visitas, foi verificada a conformidade com a legislação vigente, como o Estatuto do Idoso e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelecem padrões mínimos de funcionamento. Entre os aspectos analisados, destacam-se a regularidade de licenças, as condições de infraestrutura e o funcionamento da rede de atendimento aos idosos.
Segundo o Promotor de Justiça Paulo Alexandre: “a atuação do Ministério Público na fiscalização das ILPIs é essencial para verificação das garantias de direitos fundamentais dos idosos, em especial os direitos ao respeito, à intimidade, à privacidade, à autonomia de sua vontade, ao dever de cuidado com a saúde, enfim, à garantia de serem tratados com dignidade”.
Ele destacou ainda que também foi realizada uma análise geral de toda a rede de atendimento, tanto pública quanto privada, relacionada aos serviços de acolhimento.
Fonte: MPTO