MPGO. Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos lança guia para construção de políticas públicas para a população idosa
sexta-feira, 07 de março de 2025, 12h21

A Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional está lançando o Guia para Construção de Políticas Públicas para a População Idosa – acesse neste link. A publicação é fruto do projeto institucional +Perto – Fortalecendo Conselhos e Direitos, iniciado em 2023, em razão da necessidade de capacitação, especialmente dos integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa.
A iniciativa busca instrumentalizar conselheiras e conselheiros para que atuem com autonomia e independência na garantia dos direitos desta população no Estado de Goiás. Assim, o guia apresenta importantes mecanismos de acompanhamento, de promoção e de fortalecimento da política pública para a população idosa, principalmente em um contexto de acelerado envelhecimento populacional vivenciado pela sociedade brasileira.
A ideia é que cada município tenha condições de realizar a gestão das demandas relacionadas à população idosa mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
Publicação reúne conteúdos de relevância já apresentado em curso EaD
O coordenador da área, Marcelo Machado de Carvalho Miranda, recorda que foi estruturado, no âmbito do projeto +Perto, o curso de educação a distância (EaD) Fortalecimento dos Conselhos da Pessoa Idosa, desenvolvido pela Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos e pela Unidade Técnico-Pericial em Serviço Social do MP, além de contar com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiás.
A formação foi ofertada gratuitamente a toda rede que atua na proteção da pessoa idosa. Ocorre que, além do curso, identificou-se também que a elaboração de um material escrito era necessária, para facilitar, no dia a dia, a atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e também dos demais agentes envolvidos nesta temática.
Assim, a partir dos textos fornecidos pelos professores que ministraram o curso EaD, foi compilado o conteúdo do guia, que, de forma clara e simples, visa aprimorar as habilidades e conhecimentos não só dos integrantes dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa, mas também dos agentes que integram a rede de proteção à pessoa idosa, propiciando o engajamento desses profissionais, a troca de conhecimento e o compartilhamento de boas práticas.
Fonte: MPGO