TJMA. Capacitação abordará sobre violência contra a pessoa idosa e o Judiciário
quinta-feira, 24 de abril de 2025, 13h24

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está com inscrições abertas para o curso Violência contra a Pessoa Idosa, que será realizado nos dias 7 e 8 de maio, de forma presencial, na sede da escola judicial. Voltado exclusivamente para servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o curso tem duração de 16 horas-aula, com 30 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor.
Além de orientar os profissionais do TJMA para reconhecer e agir diante das diversas formas de violência — física, psicológica, patrimonial, negligência e até abuso sexual -, a formação visa fomentar uma cultura de sensibilidade, amparada em legislação, doutrina e práticas jurídicas, além de aproximar os participantes da rede de proteção e das instituições do sistema de Justiça.
As inscrições podem ser feitas até 25 de abril AQUI
A capacitação traz reflexões e novas posturas diante da violência contra a pessoa idosa - um mal silencioso que, apesar de crescente, ainda habita o território do invisível. A ação formativa será conduzida pela professora doutora Bruna Feitosa Serra de Araújo, advogada, pós-doutora em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, doutora e mestre em Políticas Públicas pela UFMA, além de mestre em áreas como Gestão de Saúde e Desenvolvimento Socioespacial. Bruna une conhecimento técnico e olhar humanizado, com experiência consolidada no enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
Segundo a ONU, a violência contra a pessoa idosa trata-se de uma grave violação de direitos humanos, que atinge milhões em todo o mundo. "A proposta do curso nasce da necessidade de formar agentes públicos capazes de identificar, prevenir e enfrentar essas situações, promovendo justiça, dignidade e respeito no processo de envelhecimento", explica a formadora.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático do curso é dividido em duas unidades:
- Unidade I – Introdução à violência contra o idoso: tipos de violência, panorama estatístico, fatores de risco, políticas públicas, estudo de casos reais e experiências compartilhadas.
- Unidade II – Instituições e Rede de Proteção: explora o papel do Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia do Idoso, OAB, Poder Judiciário e conselhos de direitos.
- A metodologia ativa será aplicada por meio de simulações de casos, com o uso de Grupos de Observação (GO) e Grupos de Verbalização (GV), proporcionando aprendizagem prática e reflexiva.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A presença mínima de 80% e a participação ativa são critérios essenciais. A avaliação inclui o desempenho nas atividades, além da análise de reação (satisfação do aluno e impacto na atuação profissional).
SERVIÇO
Curso: Violência contra a Pessoa Idosa
Quando: 7 e 8 de maio de 2025
Onde: ESMAM (presencial)
Vagas: 30
Inscrições: de 21 a 25 de abril de 2025
Formadora: Profa. Dra. Bruna Feitosa Serra de Araújo
Carga horária: 16 horas-aula
FONTE:TJMA