DIV. Mulher é condenada a 6 meses de detenção por deixar de prestar socorro para mãe idosa no DF
sexta-feira, 01 de agosto de 2025, 12h30
Segundo relatório, cuidadora percebeu machucados na idosa de 88 anos, mas filha teria recusado levá-la para o hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/Y/t/FQcVZjS9GaAQ1WLvic6g/screenshot-5.png)
Um mulher foi condenada a 6 meses de detenção por deixar de prestar socorro para a mãe idosa no Distrito Federal. A decisão do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) foi divulgada nesta quinta-feira (31).
Segundo relatório analisado pela Justiça, a cuidadora percebeu machucados na idosa de 88 anos, mas a filha teria recusado levá-la para o hospital.
Como foi o caso
A cuidadora da idosa percebeu, ao chegar no trabalho, que a paciente estava com machucados, principalmente próximo aos olhos, orelha e boca.
A filha disse que a mãe havia sofrido uma queda no banheiro dias antes. A cuidadora questionou a necessidade de levar a idosa para receber atendimento médico. A filha teria informado que havia um processo judicial e que poderia perder a curatela da mãe caso levasse ela para o hospital. Depois de uma discussão, a cuidadora foi para uma delegacia denunciar o caso.
Um exame de corpo de delito constatou que os ferimentos eram compatíveis com uma queda. Uma perícia na residência da idosa indicou que não havia adaptação no banheiro para segurança dela.
Decisão
Segundo a decisão, a filha deixou de prestar socorro e de adotar as medidas adequadas de segurança para evitar quedas.
A mulher teria colocado em perigo a "integridade e a saúde física da idosa, que estava sujeita a fatalidades decorrentes de quedas”, diz a decisão.
Fonte: G1 DISTRITO FEDERAL