MPPE recomenda busca ativa de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção para garantir direito à vacinação
quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021, 10h30
02/02/2021 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Capibaribe, recomendou à secretária de Saúde do município que mantenha os planos estaduais e municipais de vacinação contra à Covid-19, realize a busca ativa (através dos distritos sanitários) para localizar idosos acamados ou com dificuldade de locomoção e promova a inclusão digital de pessoas idosas sem acesso a aparelhos tecnológicos como computadores ou smartphones, evitando assim a exclusão da imunização de tais indivíduos.
Para que essa inclusão de fato ocorra, o município deverá divulgar amplamente nas mídias disponíveis, a existência de centros de atendimento, 0800, telefones fixos, ou outros mecanismos, no qual os idosos possam receber auxílio para efetivar o agendamento da vacinação contra o novo coronavírus.
Além disso, o MPPE recomendou à secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe que observe a devida preferência no cronograma de vacinação (conforme estabelecido nos planos estaduais e municipais) dos idosos que residem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), bem como dos funcionários e demais profissionais de saúde que trabalham em tais locais.
A recomendação foi firmada pelo promotor de Justiça Lúcio Carlos Malta Cabral e publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta terça-feira (02).

retângulo com fundo azul tem ilustrações de cepas de coronavírus. Sobrepostos os dizeres MPPE recomenda busca ativa de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção para assegurar o direito à vacina. Acima, tara vermelha com Vacinação. Acima, tarja azul com a logomarca criada pelo MPPE para o tema coronavírus
FONTE: MPPE