Três tradições cuiabanas podem ser reconhecidas como patrimônios culturais imateriais
por Kamila Arruda
quarta-feira, 08 de outubro de 2025, 14h39
Três tradições de Cuiabá estão prestes a serem reconhecidas como patrimônios culturais imateriais durante de Cuiabá, graças a três projetos de lei que tramitam na Câmara de Vereadores da Capital, que já receberam parecer positivo da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) . As propostas destacam práticas gastronômicas e artesanais que representam a identidade cultural da cidade.
O Bolo de Arroz Cuiabano, incluindo sua receita e modo de preparo, está entre eles. O projeto foi apresentado pela presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PL).

Famoso bolo de arroz de Cuiabá. (Foto: reprodução)
Na mesma linha, a tradicional Farofa de Banana deve receber reconhecimento semelhante através do Projeto de Lei nº 27.833/2025, também proposto pela parlamentar.

A típica farofa de banana. (Foto: reprodução)
Outro destaque é o projeto de lei o vereador Sargento Joelson (PSDB), que pretende reconhecer o ofício do Tirador de Espinha de Peixe como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá, preservando uma prática tradicional da culinária local.

Peixe. (Foto: reprodução)
Para os vereadores da Comissão, que aprovaram as proposituras em reunião ordinária nesta terça-feira (07), os projetos buscam a valorização das tradições cuiabanas e a manutenção da memória cultural da cidade. As matérias seguem agora para votação em plenário antes de se tornarem leis definitivas.