Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJTO divulga cartilha de orientações ao atendimento e assistência às pessoas com deficiência

quinta-feira, 12 de agosto de 2021, 14h08


O juiz Adhemar Chúfalo Filho, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, divulgou, nesta quarta-feira (11), a cartilha institucional “Posso Ajudar”. O trabalho apresenta modelos de como conduzir, atender e oferecer assistência às pessoas com deficiência física, utilizando linguagem simples e didática do cotidiano. A cartilha também apresenta imagens que facilitam a fixação.

 

Entre os assuntos abordados, a cartilha mostra como conduzir uma pessoa com deficiência em cadeiras de rodas; como ajudar a subir e a descer degraus; como se comunicar com pessoa com deficiência auditiva, visual e mental. Além disso, o informativo dá dicas de como se identificar quando falar com uma pessoa de baixa visão.

 

De acordo com o magistrado e autor, juiz Adhemar Chúfalo Filho, a pessoa com deficiência possui os mesmos direitos de uma pessoa sem deficiência. “O problema é que muitas vezes a aplicação prática das normas não é feita pela população em geral e até mesmo por pessoas com deficiências, devido à falta de assimilação desta reforma”, destacou.

 

O magistrado do TJTO ressaltou, ainda, que temas relacionados às normativas nacionais e internacionais tratam não só de variados temas, mas também regulam matérias relativas à pessoa com deficiência, as quais são extensas, e perfeitamente aplicável e em consonância com as necessidades desta parcela com mais de 40 milhões de pessoas no Brasil. A divulgação da cartilha contribui para um maior conhecimento das medidas a serem adotadas para quem oferecer ajuda às pessoas com deficiência. Veja a cartilha.

 

(Texto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

 

Fonte: TJGO


topo