ACESSIBILIDADE: Mulher com deficiência não consegue acessar elevador e sobe mirante no Parque Mãe Bonifácia pelas escadas
segunda-feira, 16 de agosto de 2021, 14h20
Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini
Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto
.jpg)
Uma internauta denunciou problemas no funcionamentodo do elevador do mirante do Parque Mãe Bonifácia. O governo, por meio de nota, informou que a empresa responsável já foi acionada para verificar se há algum problema.
Ao final de junho deste ano, Olhar Direto já havia noticiado problemas no elevador, recém-inaugurado naquela ocasião. Para reforma do local, foram investidos R$ 1,6 milhão. Neste domingo (16), mais de um mês após a primeira reclamação, uma cidadã flagrou os mesmos problemas de acessibilidade no equipamento.
Em vídeo enviado à reportagem, uma mulher com deficiência que utiliza muletas para se locomover não consegue acessar o elevador e não recebe apoio de nenhum funcionário do parque. Também foi informado que várias pessoas tentaram acessar o elevador, mas não obtiveram sucesso pelo fato do desligamento ou não funcionamento do mecanismo.
Como o elevador estava desligado ou sem funcionar, a mulher teve que subir ao topo do mirante e, depois, descer pelas escadas sem devido suporte de acessibilidade.
O investimento feito pelo Governo de Mato Grosso para a reforma está estimado em R$ 1,6 milhão. Apesar disso, o equipamento que deveria promover acessibilidade para os visitantes, segue desativado. A estrutura possui 12,30 metros de altura, e apesar de contar com largos degraus, requer um considerável esforço físico de quem deseja apreciar a vista.
À época da primeira denúncia, no dia 22 de junho de 2021, o mirante havia sido inaugurado há uma semana. Neste domingo, 15 de agosto, quase dois meses após o primeiro flagrante do mau funcionamento do equipamento, a reportagem recebeu nova reclamação pelos mesmos problemas.
Na ocasião, a Secretária do Meio Ambiente (Sema-MT), responsável pela administração do parque, disse que o elevador estava em perfeitas condições de uso mas que ainda aguardava a contratação de empresa terceirizada para realizar a manutenção, conservação e liberação do equipamento.
Em nota, a pasta informou que "A empresa responsável pelo elevador do Mirante do Parque Mãe Bonifácia já foi acionada para verificar se há algum problema no funcionamento do elevador, e providenciar o reparo se necessário".
Fonte: Olhardireto