Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE - Live do Caop Cidadania irá abordar a Esclerose Lateral Amiotrófica e os benefícios do diagnóstico e tratamento imediatos

quinta-feira, 21 de outubro de 2021, 17h21

20/10/2021 - Na próxima segunda-feira (25), o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania) irá promover uma live com o tema Conheça ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e os benefícios do diagnóstico e tratamento imediatos. O evento será transmitido às 17h30 no Youtube do Caop Cidadania.

 

“A ELA é uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos, considerada pouco comum, que tem poucos médicos no estado de Pernambuco que conseguem diagnosticar de pronto. Ela começa com um enfraquecimento muscular, dores, e perpassa por todo tipo de diagnóstico até que chegue nela, atingindo e maltratando não só o paciente, como também toda a família. Há um desgaste psicológico e, em alguns casos, até de doenças psicossomáticas das pessoas que estão junto de quem tem”, explicou a coordenadora do Caop Cidadania, a promotora de Justiça Dalva Cabral.

 

Segundo a promotora, a live busca alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. “A ELA não regride, estabiliza. Então, quanto mais cedo se conheçam os sintomas, mais fácil será o acesso ao tratamento adequado para minimizar essas dores, ou para estabilizar em um estágio que ainda dê qualidade de vida a quem tem a doença”, destacou. “A gente quer trazer as peculiaridades sintomáticas da ELA para que, quem tiver o caso em casa, um parente com esses sintomas, possa ser orientado a qual local buscar; onde existem médicos que possam tratar desse diagnóstico”, completou Dalva Cabral.

 

Para conversar sobre o tema, foi convidada a médica neurologista Carolina Cunha, que é especialista em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP- Ribeirão Preto); professora-adjunta de Neurologia da Universidade de Pernambuco (UPE); e responsável pelo ambulatório de Doenças Neuromusculares do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

 

 

 

 

Fonte: MPPE 


topo