MPPI realiza entrega simbólica de cadeiras de rodas para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
sexta-feira, 22 de outubro de 2021, 16h18

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou, nesta sexta-feira (22), a entrega simbólica de 30 cadeiras de rodas que serão utilizadas nos prédios que abrigam as sedes ministeriais. Os equipamentos serão destinados às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O momento de entrega teve a presença de diversos representantes de instituições de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e idosas, e, foi realizado na sede do MPPI, localizada na zona leste de Teresina.
No evento, o procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, lembrou que ação integra uma política institucional de inclusão. “É mais uma ação ministerial para garantir a acessibilidade à instituição, oferecer bem estar e acolhimento integral dos direitos humanos”, enfatizou.

procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura
Para a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da 28° Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da pessoa com deficiência e do idoso, a ação simbólica mostra o interesse do MPPI em fortalecer, cada dia mais, os direitos das pessoas com deficiência e idosas. “O Ministério Público tem que estar próximo da sociedade. O Ministério Público forte é a sociedade forte. Nós, enquanto defensores das pessoas com deficiência e pessoa idosa, todos os promotores. Nós é quem fazemos a defesa das pessoas com deficiência na esfera coletiva. Portanto, precisamos facilitar, ainda mais, os acessos aos prédios do MPPI”, disse.

promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da 28° Promotoria de Justiça de Teresina
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, evidenciou e elogiou o trabalho desenvolvido pelo MPPI no tocante ao avanço da inclusão da pessoa com deficiência em todo o Estado. E avaliou a entrega das cadeiras de rodas como uma ação de reforço para a plena dignidade das pessoas.

secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo
Ao valorizar a atuação da promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, em prol da pessoa com deficiência, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Antenilton Marques, falou acerca da importância do Ministério Público Brasileiro na defesa dos interesses da sociedade.

presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Antenilton Marques
Também estiveram presentes nessa ação: a presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso, Maria Auxiliadora Sampaio; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, Helena Lima, entre outros integrantes de entidades piauienses.

presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso, Maria Auxiliadora Sampaio

presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, Helena Lima.
Do MPPI, prestigiaram o evento: a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (Caodec), Flávia Gomes Cordeiro; a titular da 33ª Promotoria de Justiça, Janaína Rose Ribeiro Aguiar; a promotora de Justiça Cláudia Seabra, chefe de gabinete do PGJ-PI; o procurador de Justiça Aristides Silva Pinheiro e servidores.
Fonte: MPPI