Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Cogersa - TJTO institui Coordenadoria para ampliar políticas socioambientais, de acessibilidade e inclusão

sexta-feira, 07 de janeiro de 2022, 18h25

fachada

 

Por força da Resolução nº 30/2021, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), considerando a necessidade de promover a estruturação organizacional de uma unidade responsável por coordenar, controlar e executar as atividades relacionadas à política socioambiental, de acessibilidade e inclusão, o Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges) do TJTO incorporou a responsabilidade social à sua pauta e agora é denominado Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa).

 

A Resolução também vincula a Cogersa diretamente ao Gabinete da Presidência do TJTO. O telefone da unidade continua sendo o (63) 3218-4436 e o email para contato: cogersa@tjto.jus.br. A Coordenadoria é composta por uma Unidade de Estratégia Socioambiental e de Responsabilidade Social, Unidade de Desenvolvimento da Estratégia Socioambiental e de Responsabilidade Social e uma Divisão de Acompanhamento da Informação Socioambiental e Responsabilidade Social.

 

Responsabilidade Social

 

Para o presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, a responsabilidade social é um atributo de valor do Poder Judiciário do Tocantins, uma vez que abrange em seu conceito o comportamento ético que uma instituição deve ter perante as pessoas e a natureza. Nesse sentido, a instituição da Cogersa, além de ser um dos resultados do programa “Justiça para Todos”, do TJTO, atende às diretrizes das recentes Resoluções 400/2021 e 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contribuirá para melhor execução das ações de sustentabilidade, acessibilidade, inclusão e demais matérias afetas à responsabilidade social.

 

Segundo a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (PLS-PJTO), “a transformação do Núcleo em Coordenadoria trouxe a ampliação das ações que a equipe vinha realizando, tornando a gestão socioambiental mais sistêmica e abrangente em todas as unidades e áreas do Poder Judiciário. Essa iniciativa demonstra que o Judiciário tocantinense prima pelo tratamento da temática da sustentabilidade, e o apoio do presidente João Rigo é exemplar e tem como fundamento parâmetros internacionais expressos na Agenda 2030, das Nações Unidas, que entre outros objetivos visa promover a paz, justiça e instituições mais eficazes perante a sociedade”, disse.

 

Agenda 2030

 

“A reestruturação da unidade de gestão socioambiental e responsabilidade social e a consequente ampliação de sua competência para tratar da matéria relacionada à acessibilidade e inclusão, demonstra o cuidado que devemos ter com a causa, não somente no que diz respeito ao cumprimento dos normativos legais, mas porque devemos ter a responsabilidade social como pauta permanente. Esse pensamento vai ao encontro do ODS 16 da Agenda 2030, que busca a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas”, avaliou o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, vice-presidente do TJTO e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI).

 

Competências

 

Estão entre as competências da Cogersa centralizar as atividades de assessoramento à presidência, à diretoria-geral e às demais unidades administrativas, que têm como objetivos o planejamento, a implementação e o monitoramento de ações, em especial da governança, da prática de atos de gestão e execução das atividades de sustentabilidade, responsabilidade social, equidade e diversidade, acessibilidade e inclusão social, além de planejar e elaborar o Plano de Logística Sustentável (PLS) em conjunto com as unidades responsáveis.

 

 

 

 

Fonte: TJTO


topo