Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CJF adere à campanha “Fevereiro Roxo” e chama atenção para o diagnóstico e tratamento de doenças

terça-feira, 08 de fevereiro de 2022, 13h18

A ação reforça a importância do diagnóstico e do tratamento do Lúpus, do Alzheimer e da Fibromialgia

 

 

O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), aderiu mais uma vez à campanha “Fevereiro Roxo” que tem o intuito de conscientizar servidores e colaboradores sobre o diagnóstico e o tratamento do Lúpus, Alzheimer e da Fibromialgia.   

 

A campanha reforça a importância do tratamento dessas graves patologias que, apesar de não terem cura, quando diagnosticadas em estágio inicial, podem ser controladas, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes.  

 

As ações promovidas pela SGP consistem na inclusão do laço roxo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), iluminação do edifício-sede do CJF também na cor roxa e na disseminação de informações por meio de peças publicitárias no estilo pílulas, a fim de promover reflexões sobre o tema e contribuir para a valorização da saúde e do bem-estar do corpo funcional do Conselho.  

 

Lúpus 

 

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar a pele, as articulações, os rins e o cérebro, e ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, podendo levar à morte se não for tratada corretamente.  

 

Alguns dos seus sintomas são: lesões de pele, dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos, inflamação no rim, febre, perda de peso e fraqueza. 

 

Alzheimer 

 

O Alzheimer é uma doença neurológica que provoca restrições cognitivas, perda de memória e até demência, em alguns casos. A doença possui três fases, sendo elas: leve, moderada e grave. 

 

Na fase leve da doença, geralmente quando a medicação é adotada, a pessoa pode levar uma vida praticamente normal e o esquecimento não chega a ser empecilho para as atividades corriqueiras.  

 

Dentre os sintomas, apresenta-se a falta de memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta, dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos, irritabilidade e agressividade. É mais frequente em idosos e evolui gradativamente, causando prejuízos ao cérebro. 

 

Fibromialgia 

 

É uma síndrome que se caracteriza por dor muscular generalizada e crônica, que dura mais de três meses, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais das dores, e pode ser acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor. 

 

* Com informações da Fundação Oswaldo Cruz, da Sociedade Brasileira de Reumatologia e do Ministério da Saúde

 

 

 

Fonte: CJF


topo