Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO RECEBE COLETIVO MÃES EM MOVIMENTO PELO AUTISMO

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, 16h01

Escuta de movimento foi feita em ambiente virtual

 

O Ministério Público de Goiás (MPGO) reuniu-se nesta terça-feira (15/2) com representantes do grupo Mães em Movimento pelo Autismo para compreender as dificuldades vivenciadas pelas mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na busca pelo adequado tratamento nas redes públicas e particular de saúde no Estado.

 

O encontro foi articulado pelo promotor de Justiça Reuder Cavalcante Motta, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Aparecida de Goiânia, e contou com o apoio das coordenadoras de três áreas de atuação do Centro de Apoio Operacional do MP: Lucineia Vieira Matos, da Saúde; Daniela Haun de Araújo Serafim, do Meio Ambiente e Consumidor, e Tamara Andréia Botovchenco Rivera, de Políticas Públicas e Direitos Humanos.

 

Participaram da reunião vários membros do grupo e advogadas que acompanham a causa. 

 

Encontro propiciou aos participantes compartilhamento de problemas para a busca de soluções

 

A mãe e advogada Letícia Amaral fez um histórico do movimento e apresentou um levantamento dos principais problemas enfrentados na busca do direito à saúde de seus filhos, tais como:
- falta de profissionais qualificados credenciados pelos planos de saúde (com longas filas de espera);
- troca constante desses profissionais;
- baixa remuneração dos prestadores de serviço e clínicas credenciadas e a redução na duração das sessões de tratamento. 

 

Seguiram-se testemunhos de várias mães sobre as dificuldades de um atendimento adequado pelos planos de saúde com atuação em Goiás.

 

O grupo afirma que, apesar de decisões judiciais favoráveis ao pleito dos pacientes e da criação, pelas operadoras da saúde, de redes específicas para tratamento, a prestação do serviço continua falha e as crianças permanecem desguarnecidas e sujeitas a prejuízos irreparáveis.

 

Na reunião por videoconferência, a pediatra e especialista em neurodesenvolvimento Ana Márcia Guimarães detalhou aspectos técnicos referentes ao tema e enfatizou a relevância do tratamento integral, urgente e regular das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Ela reiterou ainda a necessidade da adequada prestação dos serviços de acompanhamento dos pacientes por profissionais de várias áreas distintas, entre elas fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, com a máxima brevidade possível, para melhoria dos resultados, que são amplamente potencializados com o diagnóstico precoce e o tratamento célere.

 

Tema será aprofundado em seminário programado para abril

 

Como deliberação do encontro, as equipes das áreas de atuação do Centro de Apoio Operacional vão avaliar os relatos e, posteriormente, encaminhá-los aos respectivos órgãos de execução. 

 

Paralelamente, para celebrar o mês de conscientização do autismo, o MPGO e entidades parceiras promoverão um seminário no dia 4 de abril, para uma abordagem aprofundada e integral do tema visando à efetivação das medidas que viabilizem os tratamentos adequados a crianças com TEA. As informações sobre inscrições e a programação do evento serão divulgadas em breve. (Texto: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, Foto: CAO Meio Ambiente e Consumidor)

 

 

 

Fonte: MPGO


topo