MPAC lança projeto de saúde mental para membros e servidores
terça-feira, 12 de abril de 2022, 12h55

Com o tema “Saúde mental importa – orientações para o bem-estar profissional”, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Corregedoria-Geral lança nesta quinta-feira, 7, um importante projeto voltado para a saúde mental de membros e servidores da instituição. A iniciativa é coordenada pelo corregedor-geral do MPAC, Álvaro Luiz Araújo Pereira, e sua equipe, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça.
O projeto resulta da busca por uma política institucional permanente voltada para a temática da saúde mental, tendo em vista que o exercício diário das funções ministeriais envolve o contato com graves problemas sociais e é cercado pelas mais diversas pressões que, muitas vezes, impactam na saúde mental de membros e servidores.
Como parte da programação de lançamento, o MPAC promoverá uma palestra sobre síndrome de burnout, ministrada pela médica psiquiatra Caroline Formiga e mediada pelo promotor de Justiça Glaucio Shiroma Oshiro. O evento ocorre em formato virtual e será transmitido pelo canal do MPAC no Youtube e via Zoom. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: eventos.mpac.mp.br.
Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, a implementação do teletrabalho, surgiram grandes modificações nas relações familiares e sociais, incluindo o mundo profissional. Levando em consideração a importância do trabalho na vida das pessoas, a Corregedoria-Geral observou a necessidade de se intensificar as discussões a respeito de doenças relacionadas ao mundo laboral que afetam as pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho.
O projeto “Saúde mental importa” visa colaborar para o bem-estar das pessoas que formam a instituição, tendo em vista que bem-estar é condição essencial para o desempenho exitoso de suas funções. Além da preocupação com a saúde mental e a atuação profícua de membros e servidores, o projeto demonstra, ainda, o compromisso do MPAC para com a sociedade, destinatária final da atuação do Ministério Público.
“É necessário um olhar humanizado, dando ao membro a estrutura necessária, não apenas física, mas também emocional, para cumprir bem o seu dever, o que resultará, em última análise, em benefício direto à comunidade por ele atendida, com mais qualidade e eficiência na realização dos direitos fundamentais, razão de ser Ministério Público”, afirma o corregedor-geral.
Saúde mental importa
O projeto “Saúde mental importa” é de suma importância para a vida e bem-estar dos membros e servidores do MPAC, assim como foi a iniciativa “Viver para servir”, bastante destacada em congressos de saúde. O projeto segue uma linha de ações a exemplo do que é realizado pelo Ministério Público da Bahia e está alinhado com uma importante iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público intitulada “Bem viver: saúde mental no Ministério Público”.
Através do projeto, o MPAC realizará no decorrer do ano, uma série de ações que serão efetivadas por meio de palestras, seminários, elaboração de cartilhas e textos informativos sobre temas pertinentes à saúde mental no trabalho, bem como divulgação dos conteúdos por via dos meios digitais e durante as correições e inspeções em visitas presenciais a membros e equipes.
Fonte: MPAC