Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPA participa do 1º Seminário em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

segunda-feira, 02 de maio de 2022, 18h08

O evento comemorou os 20 anos da Lei de Libras e promoveu o debate sobre a temática

 

BELÉM 02/05/22 16:00

 

Descrição da imagem: na foto aparecem três pessoas de pé, lado a lado, posando para foto, todas usam máscaras. Ao fundo há vários quadros coloridos, parte da feira de artesanato do evento. 

 

O Ministério Público do Estado do Pará, através da coordenadora do Núcleo de Defesa de Idoso e de Pessoas com Deficiência (NIDE), promotora de Justiça Tatiana Granhendo, participou do 1º Seminário em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesta segunda, 2 de maio. A data, 24 de abril, celebra a regulamentação da língua, que é a principal forma de comunicação dos surdos no Brasil, que se deu a partir da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Ou seja, este ano a Lei da Libras completa 20 anos. 

 

O Seminário, realizado pela Central de Interpretação de Libras do Pará (Cilpa), do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) teve o objetivo de valorizar e dar visibilidade à língua, promovendo o debate e conscientização acerca da acessibilidade ao surdo, especialmente no âmbito do serviço público.   

 

Foto: NIDE

 

Descrição da imagem: na foto aparecem várias pessoas reunidas, de pé, ao redor de mesas redondas, cobertas com toalhas vermelhas, onde estão vários objetos coloridos de artesanato, à venda. 

 

O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), dividido em quatro momentos: mesa de abertura, duas mesas de discussão e por fim, atividade cultural e artística. Também houve feira de artesanatos produzidos pela comunidade surda, com o intuito de estimular o empreendedorismo dentro da comunidade, já que no geral, enfrentam mais dificuldades no mercado de trabalho. 

 

 

 

Fonte: MPPA


topo