Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPAC visita Centro Especializado em Reabilitação

quinta-feira, 14 de julho de 2022, 13h05

 


O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno Autista (GT-TEA), realizou nesta quarta-feira, 13, uma visita institucional ao Centro Especializado em Reabilitação Frei Paulino Baldassari (CER III). O objetivo foi conhecer a estrutura do local e acompanhar as condições de atendimentos oferecidos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Participaram da visita, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista e os promotores de Justiça Ocimar Sales Júnior, Diana Soraia Tabalipa Pimentel e Vanessa de Macedo Muniz.

 

O GT-TEA foi recebido pela gerente-geral Ana Luiza Vasconcelos e pela gerente de Assistência à Saúde, Sóron Angélica Steiner, que apresentaram as instalações do local e informaram quanto a disponibilização de atendimentos multiprofissionais para acolher crianças com autismo. Foi destacado também a importância do Centro e suas limitações.

 

A procuradora de Justiça, Gilcely Evangelista, frisou que o CER III faz um importante trabalho no que se refere ao atendimento a crianças, mas ressaltou alguns pontos que precisam de ajustes. “A visita superou nossas expectativas, porém mais uma vez esbarramos no problema da fila de atendimentos, já que são muitas crianças na espera, inclusive do diagnóstico. Os membros que compõem o grupo estão atentos a estas demandas”, afirmou.

 

De acordo com o promotor de Justiça Ocimar Sales, as visitas que estão sendo realizadas pelo GT-TEA aos centros de atendimentos especializados do estado garantem o levantamento de informações para traçar estratégias e buscar soluções para os problemas encontrados. “O que a gente precisa é entender o porquê da fila de espera existente e ouvir as demandas para traçar estratégias e buscar melhorias”, disse.

 

 

 

Fonte: MPAC


topo