MPAC acompanha atendimento itinerante de saúde para pacientes com TEA
quinta-feira, 21 de setembro de 2023, 16h25

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Porto Acre, acompanhou, na sexta-feira, 15, o atendimento médico especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os atendimentos ocorreram nos dias 15 e 16 de setembro, na escola estadual José Plácido de Castro, na sede do município.
A ação faz parte da 7ª edição do programa Saúde Itinerante Multidisciplinar Especializado em Neuropediatria, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.
O público prioritário para o atendimento foram crianças com suspeitas de autismo e com necessidade de retorno para a Neuropediatria. Ao todo, 140 crianças foram atendidas.
Na ocasião, os profissionais realizaram avaliações e orientações para os familiares e cuidadores das crianças com TEA. A ação contou com o atendimento de especialidades, como neuropediatria, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicologia.
O promotor de Justiça Flávio Bussab Della Líbera, titular da Promotoria, acompanhou as ações e ressaltou a importância desses atendimentos ao público TEA.

“O principal objetivo é oportunizar a essas famílias e crianças o diagnóstico precoce e o prognóstico, e, consequentemente, os melhores tratamentos, buscando adaptação em seus ambientes sociais e educacionais, aumentando a qualidade de vida de todos”, disse.
Além do atendimento médico, houve também atendimento de regulação, serviço social, cadastro e emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Fonte: MPAC