MPES: Abril Azul: MPES realiza evento de capacitação e conscientização sobre o Autismo
sexta-feira, 25 de abril de 2025, 16h52
![]()
Para promover conhecimentos e propor debates a respeito do tema à luz da legislação vigente, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou nesta sexta-feira (11/04) o “1º Encontro do MPES sobre Autismo”. O evento aconteceu das 14h às 17h, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.
O encontro foi uma realização do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Compuseram a mesa de autoridades, no início dos trabalhos, a Secretária-Geral do MPES, Promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, que representou o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; o Promotor de Justiça e Dirigente do CAOPS, Itamar de Ávila Ramos, coordenador da mesa; a Procuradora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas da Educação (CAOPE), Maria Cristina Rocha Pimentel; e a Promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), Valéria Barros Duarte de Morais.
Também integraram a mesa de honra o Juiz de Direito Anselmo Laranja, integrante do Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando o Coordenador do Comitê, Jorge Henrique Valle dos Santos, e a Subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Marcondes Rezende Sanches.
O encontro reuniu membros e servidores do Ministério Público, servidores municipais e estaduais e representantes de organizações da sociedade civil ligadas ao autismo.
Durante a abertura, a Secretária-Geral, Promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, agradeceu a presença de todos e parabenizou a iniciativa. Destacou também a importância de promover a conscientização e capacitação a respeito do tema e abordou a necessidade da implementação de política públicas neste processo.
“O evento pretende principal tentar mostrar um pouco, capacitar um pouco tanto dos nossos servidores e membros do Ministério Público. Precisamos implementar todas as redes de atenção no âmbito da saúde pública, precisamos de políticas no âmbito da educação e nós precisamos também de políticas no âmbito da assistência social”, ressaltou a Secretária-Geral.
Nesse viés, o Promotor de Justiça e Dirigente do CAOPS, Itamar de Ávila Ramos, reforçou o compromisso do Ministério Público com a temática da saúde pública e afirmou que a instituição tem se aprofundado nas atuações na área do autismo.
“O Ministério Público tem um compromisso muito grande com a temática da saúde pública. Ela consta do nosso Plano Geral de Atuação e, dentro desse plano, temos diretrizes prioritárias”, afirmou, acrescentando que a questão autismo tem sido muito demandada na atuação diária dos Promotores de Justiça.
Alinhamento
Em discurso, a Procuradora de Justiça e Dirigente do CAOPE, Maria Cristina Rocha Pimentel, abordou o papel da instituição ministerial no tema. Salientou, como a Secretária-Geral do MPES, Inês Thomé, que as políticas públicas devem ser alinhadas e funcionar em conjunto, para que uma ação de capacitação e conscientização seja eficaz.
A Promotora de Justiça e Dirigente do CAIJ, Valéria Barros Duarte de Morais, assinalou a importância desse momento de conhecimento para os membros do MPES, pois a temática do autismo é uma demanda diária nas Promotorias de Justiça.
Palestras
Após as falas iniciais, iniciou-se o ciclo de palestras. O primeiro tema, “Compreendendo o Autismo: Diagnóstico e Intervenções Precoces”, foi apresentado pelo Psicólogo Coordenador do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), Marcos Vinícius dos Santos.
Em seguida, a Psicóloga do CETEA Silmara Vanderlei abordou “O Papel da Família no Desenvolvimento e Bem-Estar de Pessoas com Autismo”.
Ao fim das apresentações, foram realizados debates e questionamentos com o público presente.
Fonte: MPES