Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJRJ: Tribunal de Justiça do Rio participa de Congresso Global do Transtorno do Espectro Autista

quarta-feira, 18 de junho de 2025, 12h24

 

 

Na foto, Amanda Arruda (E), cofundadora da instituição Tecer; Riezo Almeida, coordenador geral do evento; Renata Esteves e Rafael Vitorino, presidentes do Instituto Oceano Azul; Geraldo Nogueira, diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ; desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ; Ana Isabel, CEO da Hangar 7; e Juliana Benício, secretária da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói

 

A desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai), representou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na abertura do Congresso Global do Transtorno do Espectro Autista. O evento começou nesta quinta-feira (12/06) e vai até amanhã, sexta-feira (13/06), no Caminho Niemeyer, em Niterói. O encontro reúne quase cem especialistas do Brasil e do exterior nas áreas de saúde, educação, tecnologia e políticas públicas para desenvolver um diálogo sobre avanços e desafios relacionados ao Transtorno do Espectro Austista (TEA).

Centenas de pessoas lotaram os equipamentos do Caminho Niemeyer e outras seis mil se inscreveram para acompanhar as palestras virtualmente. O recém-criado Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social da SGSUS também esteve presente. Para a desembargadora Regina Lucia Passos, ver o espaço cheio é ver o resultado de uma luta por direitos para pessoas invisibilizadas. “A acessibilidade é uma questão muito invisibilizada em todos os segmentos por conta da diferença. No entanto, ter um espaço como esse, com essa estrutura e com tanta mobilização em prol do tema é um sinal de que estamos no caminho para garantia dos direitos a essa população”, destacou.

 

                            Centenas de pessoas participaram dos eventos oferecidos nos espaços diasponibilizados pelo Congresso Global 
 

 

 

O evento, promovido pelo Instituto Oceano Azul, conta com mesas-redondas, conferências, rodas de conversa, oficinas temáticas e o “espaço azul”, uma área acolhedora e sensorial para autistas, com atividades interativas e espaço de descanso. A presidente do Instituto, Renata Esteves, afirmou que a proposta da ação é viabilizar a compreensão sobre o TEA para toda a sociedade. “O evento tem o objetivo de trazer conhecimento, não só para a comunidade autista, mas para toda a sociedade de uma forma acessível. Queremos ser essa voz para a conscientização a nível global”, disse.

O advogado Geraldo Nogueira, diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ e integrante da Comai, compartilhou a alegria que sentiu ao ver a cúpula. “Olha, eu estou muito feliz de estar aqui e ver essa plateia cheia porque isso me dá esperança. Os movimentos precisam se unir, precisam se manter firmes, porque a conquista de direito é muito árdua e a vigilância da constância desse direito precisa ser mantida”.

A ação foi financiada pelo Ministério da Saúde por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, da Secretaria Municipal de Saúde, da Instituição Tecer, da empresa Hangar 7, entre outras.

 

 

Fonte: TJRJ


topo