TJCE Mobile adota novos recursos para facilitar uso por pessoas com deficiências visual e auditiva
quinta-feira, 09 de outubro de 2025, 13h45

Reforçando o compromisso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a promoção da inclusão em diferentes frentes, o aplicativo TJCE Mobile acaba de ser atualizado para conter novos recursos de acessibilidade. A nova versão, desenvolvida para auxiliar pessoas com deficiência auditiva e visual, já está disponível para os sistemas iOS e Android, e pode ser acessada AQUI.
A partir de agora, o conteúdo do aplicativo é compatível com dispositivos leitores de tela, que viabilizam a leitura em voz alta para assistir pessoas com deficiência visual, interpretando não só a parte textual, mas também imagens e outros componentes da interface.
Dentro da plataforma, adicionalmente à diferenciação por cores, foram incluídos textos, ícones e outros elementos visuais para identificação de informações relevantes. O intuito é facilitar a interação para a população com daltonismo. Na tela de movimentação do acionamento, por exemplo, há a cor indicando o andamento do processo, bem como texto descritivo informando sobre o status da demanda.
Os novos recursos também contemplam a população com deficiência auditiva. Com a atualização, todo o conteúdo em vídeo publicado no TJCE Mobile passou a contar com legendas, garantindo que todas as pessoas tenham acesso à informação de maneira clara e inclusiva.
O coordenador do Núcleo de Apoio Administrativo da Secretaria Judiciária de 2º Grau (Sejud 2) e gestor do aplicativo, Pedro Cavalcante, lembra que as novidades seguem determinações de normas e diretrizes de acessibilidade, como a WCAG 2.1, o eMag 3.1, a ABNT 17060 e a ABNT 15610. “Os recursos de acessibilidade, já implantados no TJCE Mobile, estão aderentes às normas reguladoras da matéria e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), beneficiando as pessoas com necessidades especiais. Com essas funcionalidades, o APP se torna ainda mais inclusivo”, pontua.
A implementação das melhorias faz alusão à campanha de Setembro Verde, que visa promover maior conscientização social acerca da importância da inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD). Durante o mês, em todo o país, são desenvolvidas ações de combate ao preconceito e ao capacitismo, bem como são aprofundados debates sobre direitos.
“Estamos realizando mais uma entrega do Projeto Humanização no Atendimento e reforçando nosso compromisso com a inclusão digital: o aplicativo TJCE Mobile agora conta com funcionalidades de acessibilidade. O lançamento acontece em sintonia com o Setembro Verde, mês da inclusão das pessoas com deficiência, reafirmando nosso propósito de tornar a tecnologia e a prestação dos serviços do Judiciário cada vez mais acessível e inclusiva”, observou a líder técnica do projeto, Liliana Holanda Farias de Araripe Santiago, que também é gerente de Desenvolvimento de Soluções da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) do TJCE.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A atual versão do aplicativo do Judiciário cearense foi lançada em fevereiro de 2024, como parte das comemorações pelos 150 anos da Corte. Desde então, o espaço virtual vem sendo aprimorado continuamente, de modo a ampliar cada vez mais o acesso aos serviços judiciais.
Por meio da plataforma, cidadãs e cidadãos conseguem, por exemplo, solicitar autorizações de viagem para crianças e adolescentes, obter informações sobre o acolhimento e os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como têm acesso à notificações acerca da tramitação de processos via push ou WhatsApp. Podem ainda, acionar a Central de Atendimento Judicial (CAJ) para emitir senhas processuais e buscar unidades especializadas tanto na Capital quanto no Interior.
As inovações do TJCE Mobile fazem parte da Estratégia de Transformação Digital da Justiça estadual, inserida no âmbito do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud). A iniciativa pioneira visa a melhoria da prestação jurisdicional à sociedade, com foco em promover uma Justiça mais célere e efetiva. Clique AQUI para saber mais.
Fonte: TJCE