MPES: Ministério Público realiza 2º Encontro sobre Autismo com foco em educação inclusiva e papel da família
quinta-feira, 16 de outubro de 2025, 13h47

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio dos Centros de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), de Educação (CAOPE), e Cível e de Defesa da Cidadania (CACC), juntamente com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou o 2º Encontro do MPES sobre Autismo.
O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (13/10), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e reuniu membros, servidores, estagiários e terceirizados do MPES, além de familiares, profissionais da saúde e da educação e demais interessados no tema.
Com o objetivo de capacitar Promotores de Justiça, servidores e a sociedade sobre as questões práticas do acesso aos serviços voltados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o encontro abordou temas essenciais como educação inclusiva, o papel da família no desenvolvimento e bem-estar das pessoas com autismo e a inserção no mundo do trabalho.
Abertura
Compuseram a mesa de honra: a Subprocuradora-Geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, representando o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; o Dirigente do CAOPS, Promotor de Justiça Itamar Ávila Ramos; a Dirigente do CACC, Luciana Almada Chamoun; a Procuradora da República, Elisandra de Oliveira Olímpio; o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Sérgio Aboudib; e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Luciano Vieira.
Em sua fala de abertura, Luciana Andrade destacou a importância de se debater o tema para a garantia de um “amanhã com autonomia, cidadania e dignidade” para todos e, por isso, é uma prioridade para o Ministério Público.
No mesmo caminho, o Dirigente do CAOPS ressaltou que o assunto necessita, além do debate e do diálogo, de um comprometimento unificado de todas as instituições envolvidas.”Este evento representa mais do que apenas uma reunião de saberes. É um compromisso coletivo com a dignidade, com os direitos e a inclusão das pessoas com TEA. […] Que este encontro seja mais um passo para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde conhecimento se alie à sensibilidade humana para transformar vidas”, pontuou ele.
Programação
As exposições foram organizadas a partir dos eixos “Educação”, “Saúde” e “Trabalho”, abordando de forma abrangente esferas de cidadania.
Iniciando o diálogo, a Gerente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação (GEEPEI/SEDU), Giovanne Berger, ministrou a palestra “A oferta da educação especial na perspectiva inclusiva e o profissional de apoio escolar”.
Ela apresentou um panorama das leis, regulamentos, indicadores e modalidades que estabelecem a ação da GEEPEI/SEDU no ES, operando desde o assessoramento e capacitação da equipe interna dos professores, até a implementação de políticas aos estudantes com salas de recursos multifuncionais, classes hospitalares e atendimento domiciliar.
Atualmente, o GEEPEI trabalha com 3.845 profissionais habilitados no TEA, atendendo 14.647 estudantes, e atua não só para normalizar, mas adaptar o ambiente escolar com guias de orientação, diretrizes de infraestrutura, calendários e editais voltados para a educação especial.
Em seguida, a assistente social e terapeuta familiar, Sarah Fardin de Oliveira, falou sobre “O Papel da Família no Desenvolvimento e Bem-Estar de Pessoas com Autismo”.
Pensando nas dimensões do cuidado, a profissional compartilhou a importância da acolhida eficiente da rede de afeto no desenvolvimento da pessoa com TEA, reconsiderando ciclos de enfrentamento pós-diagnóstico.
Sarah também destacou a referência nacional do suporte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Munida de estratégias de prevenção de estresse e esgotamento emocional, o programa oferta rodas de conversa e atividades de autocuidado e convivência comunitária para incentivar o sentimento de pertencimento das famílias.
Encerrando a programação, o sociólogo e diretor social da Federação das APAEs do Espírito Santo, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo, abordou o tema “Caminhos para a Inclusão: o papel da Família e da Pessoa com TEA no Mundo do Trabalho”, mapeando a baixa inserção das pessoas com deficiência no mercado, fator devido à cultura de padronização de corpos e comportamentos, desigualdade de oportunidades e uma sociedade capacitista que gera exclusão e invisibilidade social.
Pedruzzi reforçou que avançar na inclusão exige mudança cultural, rompendo estigmas de incapacidade e infantilidade de pessoas com TEA e a sonegação de múltiplas identidades por estereótipos.
O evento contou ainda com espaço para debates e troca de experiências entre os participantes, promovendo o diálogo sobre desafios e boas práticas na construção de políticas públicas inclusivas.
Fonte: MPES