Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMA: Judiciário promove capacitação em Libras e acessibilidade comunicativa

quarta-feira, 22 de outubro de 2025, 14h17

 

.

.

foto/divulgação: ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) deu início, nesta segunda-feira (20), ao curso Libras Básico, voltado para servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A formação, com carga horária de 60 horas presenciais, tem como propósito promover a acessibilidade comunicacional e fortalecer a inclusão de pessoas surdas nos espaços institucionais e sociais.

De acordo com a formadora Georgiana Castro dos Santos Lisboa, intérprete e professora de Libras há mais de 28 anos, a proposta é aproximar os servidores da comunidade surda, estimulando o uso da língua de sinais em situações cotidianas. “O curso de Libras básico tem por objetivo difundir a Libras e fazer com que os funcionários possam estar aptos a garantir essa acessibilidade comunicativa, tanto no seu ambiente de trabalho, como na sociedade em que vivem”, destacou.

Com base em uma perspectiva sociocultural e linguística, o curso propõe a reflexão sobre o papel do surdo como parte integrante da sociedade, valorizando sua identidade e cultura. O conteúdo programático inclui temas como histórico da Libras, comunidade surda, identidade e cultura, gramática básica, datilologia, numerais, pronomes, tipos de frases e vocabulário cotidiano.

A metodologia adota práticas interativas, com atividades de grupo, simulações de atendimento e exercícios de sinalização, estimulando a vivência da língua e a empatia comunicativa. A proposta também envolve a contextualização da Libras na mediação entre surdos e ouvintes, com foco na valorização da diversidade e na eliminação de barreiras comunicacionais.

Participante da formação, o servidor João Batista Torres, agente administrativo no Fórum Desembargador Sarney Costa, ressaltou a relevância do aprendizado. “É de extrema importância a Libras, nós aprendemos e carregamos para o nosso futuro. É algo que devemos passar para as futuras gerações, porque essa forma de comunicação é importante para a inclusão”, afirmou.

 

Em atividade prática, participantes do curso soletram, em Libras, a palavra “amigo”.

 

As aulas seguem até o dia 7 de novembro, na sede da Escola da Magistratura, em São Luís.

 

 

Fonte: TJMA


topo