TJRO: TJRO lança série de vídeos para desmistificar a adoção e incentivar acolhimento de crianças maiores e com deficiência
terça-feira, 18 de novembro de 2025, 13h54
A pedido da Vara da Infância e Juventude de Porto Velho a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) produziu uma série de vídeos especiais sobre a adoção, que será publicada nas redes sociais do órgão, com o objetivo de desmistificar a ideia de “adoção perfeita” e incentivar a adoção de crianças maiores, adolescentes ou com algum tipo de deficiência.
A iniciativa traz histórias reais de famílias e pessoas que passaram pelo processo de adoção pelo Juizado da Infância e Juventude do TJRO, mostrando como o amor, o cuidado e a acolhida podem transformar vidas independentemente da idade ou das condições da criança.
Entre os vídeos produzidos estão: Safira, uma menina que nasceu com deficiência, mas que foi escolhida e acolhida por uma família disposta a oferecer amor e cuidados. Fabíola e Ana Célia, casal homoafeitov pretendente à adoção com perfil aberto, que aceitam acolher crianças com algum tipo de deficiência, mostrando a importância da flexibilidade e empatia no processo de adoção. Aline Lopes, deficiente visual, que adotou um menino e compartilha sua experiência de acolhimento e superação. Elisa, vítima da enchente de 2014 que ficou com sequelas cognitivas e foi adotada por um casal de São Paulo. E Beatriz, que foi adotada aos 6 anos de idade, relata sua história de vida e como a adoção transformou seu futuro.
Os vídeos da série "Adoção, quando o amor encontra um lar" buscam inspirar outras famílias, ampliar a compreensão da sociedade sobre a adoção tardia e a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, e reforçar que cada criança e adolescente merece uma família que a acolha e ame como ela é.
O TJRO reforça que a adoção é um ato de amor, responsabilidade e transformação. Acompanhe a série de vídeos nas redes sociais oficiais do TJRO e compartilhe essas histórias para ajudar a ampliar o olhar da sociedade sobre a adoção.
Clique aqui para ver o primeiro vídeo da série.

Ao compartilhar, além de colaborar para a difusão da campanha, também assegura a participação na "Caminhada da Adoação, cada passo, um direito", outra ação de incentivo à adoção que ocorrerá no dia 30 de novembro, no espaço alternativo, em Porto Velho, a partir das 16 horas.
Para se inscrever na caminhada clique aqui
ou escaneie o QR code abaixo:

Fonte: TJRO