Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Conselhos de Serviço Social se reúnem para o Seminário de Gestão Administrativo-Financeira

quinta-feira, 06 de julho de 2023, 08h06

Nos CFESS e nos CRESS, transparência e responsabilidade são princípios de atuação.

 

Card com a logo do evento traz imagem da abertura, com a presidenta do CFESS falando em pé.

 

O CFESS realizou em Brasília (DF), nos dias 30 de junho e 1º de julho, o 9º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS, para oferecer subsídios no que se refere às questões contábeis, administrativas, financeiras e fiscais às direções recém-empossadas nos Conselhos Regionais, autarquias públicas. Nesse seminário, reafirmou-se que, no Serviço Social, transparência, responsabilidade e compromisso com a gestão democrática são princípios imprescindíveis. 
 
Na abertura do evento, que teve 120 participantes, a presidenta do CFESS, Kelly Melatti, ressaltou a importância do evento para os Conselhos de Serviço Social, já que os debates e reflexões realizadas devem ser colocadas em prática na gestão das autarquias. “O nosso planejamento deve aliar os compromissos ético-políticos com os recursos existentes, de acordo com as prioridades de gestão e com as deliberações do Encontro Nacional. E, para isso, devemos observar nossos princípios, os critérios e normativas que regulam a realização de despesas em autarquias públicas, bem como atentar para as obrigatoriedades em relação aos órgãos de controle”, explicou Melatti. 

 

O evento contou com mesas que dialogaram e apresentaram dados sobre gestão administrativa, gestão financeira, gestão contábil e gestão fiscal. Nesses grandes temas, abordaram-se questões de âmbito da gestão do trabalho, diretrizes de gestão documental nos Conselhos, transparência e acesso à informação, fluxos e procedimentos; anuidades e enfrentamento à inadimplência, tecnologia e sistemas de informação, procedimentos contábeis, suprimento de fundos, compras e aplicação de recursos, para se ter alguns exemplos da importância dessa discussão. 

 

 

Fonte: Conselho Federal de Serviço Social.

 


topo