Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome conhece proposta técnica que visa impactar 104 municípios com taxa de extrema pobreza
quarta-feira, 13 de setembro de 2023, 17h26
Objetivo é elaborar um diagnóstico de cada cidade para elevar a capacidade produtiva por meio da inclusão socioeconômica
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, conheceu os detalhes de uma proposta técnica que visa impactar a realidade de 104 municípios do país com taxa de extrema pobreza. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (12.09), em Brasília, pelo movimento da sociedade civil União BR.
"Vamos contribuir para tirar da extrema pobreza 104 dos piores IDHs do país", frisou Tatiana Monteiro, fundadora do movimento. "A missão é elevar a capacidade produtiva desses municípios, por meio da união de forças, com a iniciativa privada e o poder público", completou.
Tatiana pondera que o movimento tem a missão de unir a sociedade, as três esferas públicas e a iniciativa privada para mudar a realidade por meio da inclusão produtiva. "A nossa proposta é, primeiro, elaborar um diagnóstico social de cada um dos 104 municípios. Depois, identificar as políticas públicas que podem melhorar cada um deles. O passo final é incluir a capacidade produtiva para que as pessoas tenham autonomia, dignidade e uma renda", explicou.
Após a apresentação do projeto, os técnicos das diferentes secretarias do MDS irão analisar as propostas e verificar as possibilidades para que a iniciativa se una às diferentes ações propostas pelo Governo Federal no combate à fome no país.
A reunião contou ainda com as presenças da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, da fundadora do movimento Marcella Balthar, da presidente Diagonal do Movimento União BR, Katia Mello, da diretora Diagonal do Movimento União BR, Catarina Juca, e da diretora do Instituto da Criança, Raquel Teixeira.