MDS promove oficina sobre Indicadores Brasil Sem Fome
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, 15h33
OEncontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado entre 11 e 13 de fevereiro em Brasília, ofereceu aos gestores municipais a oportunidade de conhecer ferramentas inovadoras para monitorar e combater a insegurança alimentar no Brasil. A Oficina Indicadores Brasil Sem Fome, realizada nesta segunda-feira (12.02), foi ministrada pelo diretor da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Alexandre Arbex Valadares, e pelo coordenador da mesma secretaria, José Alexandre da Silva Junior.
A apresentação abordou os painéis Brasil Sem Fome e EBIA, criados pela SECF, que reúnem um amplo conjunto de informações sobre segurança alimentar e nutricional, além de dados detalhados sobre os programas que compõem o Plano Brasil Sem Fome. Com essas ferramentas, é possível monitorar os índices de insegurança alimentar e avaliar a eficiência das políticas públicas nos municípios.
Um dos indicadores destacados na oficina, que embasa as atividades da SECF, é o Censo SISAN, desenvolvido em parceria com o IBGE. Trata-se de um levantamento inédito sobre segurança alimentar e foi incluído na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Estaduais (ESTADIC), que trazem dados sobre normativos, instâncias e equipamentos públicos de segurança alimentar nos municípios brasileiros.
O outro é a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), aplicada pelo IBGE, foi utilizada na PNAD Contínua no quarto trimestre de 2023 e será novamente aplicada no final de 2024. A proposta é realizar o levantamento anualmente para garantir um diagnóstico constante da situação alimentar da população.