MDS, prefeitura de Corumbá e DPU assinam acordo para acolhimento aos migrantes e refugiados no MS
quinta-feira, 10 de abril de 2025, 14h19
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a prefeitura de Corumbá (MS) e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram, no dia 4 de abril, em Mato Grosso do Sul, um Plano de Ação para Acolhimento aos Migrantes e Refugiados.
A iniciativa visa ampliar o atendimento a migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade decorrente do fluxo migratório causado por crises humanitárias. Uma das finalidades do acordo é transferir a atual Casa do Migrante para um local mais amplo e adequado, que irá auxiliar no acolhimento daqueles que atravessam a fronteira em busca de ajuda.
O prefeito de Corumbá, doutor Gabriel, lembrou que a cidade conta com uma história complexa e desafiadora por estar tão próxima às fronteiras. “Há um fluxo migratório que apresenta questões altamente complexas. São muitas nacionalidades atendidas em nossos equipamentos, principalmente na área de assistência social”, explicou. “Esse acordo de cooperação técnica mostra que estamos honrando o compromisso com a população migrante em vulnerabilidade”, detalhou.
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, falou sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que deixam sua pátria e vêm para um país desconhecido. “Não estamos discutindo construção de muros, estamos fazendo o contrário, o que representa a alma e a generosidade do acolhimento do povo brasileiro. Hoje damos o exemplo ao Brasil e ao mundo”, pontuou.