Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MDS e FNAS promovem evento no Congresso Nacional sobre execução de emendas e sistema SUAS

segunda-feira, 14 de abril de 2025, 11h58

OMinistério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) promoveram, no dia 11 de abril, em Brasília, um encontro estratégico na Câmara dos Deputados para apresentar a nova portaria de execução das emendas parlamentares e o sistema Estrutura SUAS. A iniciativa marca o esforço conjunto entre o Governo Federal e o legislativo para otimizar a aplicação de recursos e fortalecer a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o país, beneficiando diretamente a população que mais precisa.

 

MDS / Divulgação

 

Segundo a chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos do MDS, Felícia Ibiapina, o contato direto com as assessorias de orçamento ajuda a aperfeiçoar os processos e alinhar expectativas.

 

“O trabalho conjunto entre o MDS e o Fundo Nacional de Assistência Social é fundamental para garantir que as políticas públicas cheguem com efetividade na ponta. Trabalhamos lado a lado, com diálogo técnico, responsabilidade e muita articulação para que os recursos das emendas parlamentares sejam executados de forma transparente, célere e impactante”, explicou.

 

O diretor-executivo do FNAS, José Arimateia de Oliveira, enfatizou o papel do encontro no estreitamento da relação institucional. “Este momento consolida a ligação entre o executivo e o legislativo, por meio do diálogo com as assessorias parlamentares que destinam recursos à importante Ação 219G, voltada à estruturação da gestão do SUAS”, destacou.

 

José Arimateia ressaltou que o objetivo central é alinhar o conhecimento sobre o funcionamento do sistema de gerenciamento de emendas no SUAS e garantir uma execução eficaz do Orçamento de 2025. “Nosso propósito é fomentar essa conversa com o parlamento para que os recursos cheguem de forma eficiente aos municípios e estados, impulsionando o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social em todo o Brasil”, concluiu.

 

Fonte: Governo Federal.


topo