Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Censo Sisan: dois terços dos municípios brasileiros contam com equipamentos de segurança alimentar

quinta-feira, 22 de maio de 2025, 16h27

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o Censo Sisan, um marco inédito no mapeamento da segurança alimentar e nutricional nos municípios brasileiros. De acordo com o levantamento, pelo menos 66% das cidades contam com equipamentos públicos como bancos de alimentos, cozinhas comunitárias, restaurantes populares, feiras, além da presença de instâncias governamentais e legislação sobre o tema.

 

54483412003_b1a2baf02c_k.jpg

 

A iniciativa, conduzida pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) do MDS, utilizou dados do Bloco de Segurança Alimentar e Nutricional da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para traçar um panorama abrangente sobre a presença do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em todas as regiões do Brasil.

 

O censo do Sisan buscou observar a presença dos componentes do sistema nos municípios”, pontuou a titular da SECF, Luiza Trabuco. Dentre esses componentes estão: Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional; Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional; Planos Municipais de SAN; programas e ações voltados à produção orgânica e agroecológica; serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural; e iniciativas de educação alimentar e nutricional.

 

O estudo mostra que nos locais com a presença do sistema há mais ações para a garantia do direito humano à alimentação. Atualmente, o Sisan conta com a adesão de mais de 1.600 municípios. “O Sisan existe para garantir que o poder público nos municípios oferte para a sua população ações que possam ampliar o acesso das pessoas à alimentação saudável”, reforçou a secretária.

 

Em relação aos equipamentos públicos, os dados mostram que os bancos de alimentos estão presentes em 581 municípios (10% do total), sendo que 54% deles são mantidos exclusivamente com recursos municipais. As cozinhas comunitárias existem em 512 cidades (9%), metade delas custeadas apenas com orçamento local. Já os restaurantes populares estão implantados em 387 municípios (7%).

 

O levantamento mostra que em 81,1% das cidades foram identificados programas e ações voltados à produção orgânica e agroecológica, além de iniciativas de educação alimentar e nutricional. Outro dado que demonstra a capilaridade da agenda no território nacional é a presença de órgãos específicos voltados à segurança alimentar e nutricional em 2.799 municípios.

 

Fonte: Governo Federal.


topo