Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Dia Mundial do Acolhimento Familiar reforça importância do cuidado individualizado para crianças em vulnerabilidade

terça-feira, 03 de junho de 2025, 15h56

Celebrado em 31 de maio, o Dia Mundial do Acolhimento Familiar é um convite à reflexão e à valorização de uma forma humana e transformadora de proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Quando a Justiça determina o afastamento do convívio familiar em razão de graves violações de direitos, muitas dessas crianças encontram, temporariamente, em lares acolhedores, afeto, segurança e a chance de reconstruir  laços.

 

Foto: Neblina Orrico - MDS

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atua para fortalecer essa rede de cuidado, promovendo a ampliação e a qualificação do serviço em todo o país. Trata-se de uma política pública que aposta no acolhimento individualizado, na dignidade e no potencial de cada criança.

 

Segundo os dados mais recentes do MDS, em 2023, havia no país 2,9 mil unidades de acolhimento institucional e 620 serviços de acolhimento familiar. O número de crianças e adolescentes acolhidos por famílias vem crescendo: eram 1,3 mil em 2018; 1,6 mil em 2019; 1,8 mil em 2020; 1,9 mil em 2021 e 2022; e 2,1 mil em 2023.

 

Para garantir a qualidade do acolhimento, as famílias são selecionadas e preparadas por equipes técnicas para oferecer atenção adequada a cada criança ou adolescente, assegurando uma experiência de segurança e afeto até que possam retornar à família de origem ou, quando isso não for possível, serem encaminhados à adoção.

 

Além do acolhimento familiar, o Brasil também conta com serviços de acolhimento institucional. Nesses espaços, são oferecidos cuidados especializados a indivíduos afastados temporariamente do núcleo familiar ou comunitário, em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. As unidades funcionam como moradia provisória, até que a criança possa retornar ao convívio familiar, ser encaminhada a uma família substituta ou alcançar autonomia.

 

Fonte: Governo Federal.


topo